Fotojet

Demi Lovato se declara como pessoa não-binária: ‘Sei que nem todo mundo vai amar esse meu anúncio’; assista

De coração aberto! Em novo vídeo divulgado em suas redes sociais nesta quarta-feira (19), Demi Lovato anunciou que se identifica como uma pessoa não-binária e que, a partir de agora, usará os pronomes de gênero neutro. Em inglês, os pronomes “they/them” (eles/deles, em tradução literal para o português) podem se referir a mulheres, homens ou pessoas não-binárias – que não se identificam como nenhum dos dois.

A novidade foi compartilhada como parte do primeiro episódio do mais novo projeto de Lovato, o podcast “4D With Demi Lovato”. Na legenda, Lovato fez um longo desabafo. “Todos os dias que acordamos, temos outra oportunidade e chance de ser quem queremos e desejamos ser. Passei a maior parte da minha vida crescendo na frente de todos vocês … Vocês viram o bom, o ruim e tudo mais. Minha vida não foi apenas uma jornada para mim, mas também vivi para os que estão do outro lado das câmeras”, escreveu.

“Hoje é um dia que estou muito feliz de compartilhar mais da minha vida com todos vocês – tenho orgulho de informar que me identifico como pessoa não-binária e irei oficialmente mudar meus pronomes para they/them daqui para frente”, declarou Demi.

“[A decisão] Chegou depois de muito trabalho de cura e auto-reflexão. Ainda estou aprendendo e entrando em mim, e não tenho a pretensão de ser especialista ou porta-voz. Compartilhar isso com vocês agora abre outro nível de vulnerabilidade para mim. Estou fazendo isso por aqueles que não têm sido capazes de compartilhar quem eles realmente são com seus entes queridos. Por favor, continuem vivendo em suas verdades e saibam que estou enviando muito amor para vocês”, concluiu.

Já no vídeo, Demi se aprofundou mais no assunto. “Durante o último ano e meio, eu passei por um processo de cura e reflexão. Com a ajuda deste trabalho, eu tive a revelação que me identifico como pessoa não-binária. Dito isso, eu oficialmente vou mudar meus pronomes para ‘they/them’. Acredito que isso representa melhor a fluidez que sinto na minha expressão de gênero, e permite com que eu tenha mais autenticidade e honestidade em relação a quem sou, a quem ainda estou descobrindo”, disse.

Continua depois da Publicidade

A voz de “Skyscraper” também apontou que “não se considera expert no assunto, e nem quer falar por todas as pessoas não-binárias”. “Eu também não vou me irritar quando as pessoas escorregarem e usarem ‘ela/dela’ para falar de mim. Eu sei que, estando na minha posição [de pessoa pública], vai demorar um tempo para que as pessoas se acostumem”, avaliou. Lovato ainda apontou que a mudança nos pronomes não afetará sua aparência ou a forma como se veste. “Eu quero que todo mundo entenda que ser uma pessoa não-binária não significa que eu não vá continuar me vestindo da forma como quiser”, esclareceu.

“Eu poderia dar as costas para a minha carreira hoje, mas amanhã eu ainda iria me identificar como uma pessoa não-binária. Pela primeira vez na minha vida, estou colocando o meu bem-estar acima da minha carreira. Essa é a diferença entre fazer algo buscando atenção, e fazer algo porque é a sua verdade. Eu sei que nem todo mundo vai amar esse meu anúncio. Eu sei que algumas pessoas vão reagir a partir de um medo irracional”, lamentou.

Lovato ainda relembrou a overdose de 2018, em que teria ficado a 5 minutos da morte. “Sinto que o motivo de aquilo ter acontecido é que eu não estava vivendo a minha verdade”, desabafou. “Eu estava suprimindo quem eu realmente era para agradar stylists, ou membros da minha equipe, ou mesmo os fãs, que queriam que eu fosse uma popstar feminina que usa roupas sexy. Eu achei que aquilo era o que eu deveria ser. Agora, percebo que é muito mais importante viver minha verdade do que me suprimir, porque isso (a overdose) é o tipo de coisa que acontece quando você se suprime”, concluiu. Assista: