Chegou ao fim a disputa entre Mani Reggo e Toninho Tornado pelo termo “calabreso”. Na noite desta segunda (22), o advogado que representa o artista revelou que a vendedora de lanches fez um acordo com a equipe de seu cliente e afirmou que iria abrir mão da marca. Ele deixou claro que a decisão aconteceu de forma amigável.
O Instituto Maria Preta, que agencia a imagem de Mani, entrou com o pedido de registro das palavras “calabreso” e “X-calabreso” no Instituto Nacional da Propriedade Industrial, o INPI, em 3 de fevereiro, após a repercussão do termo na internet. A Non Stop Produções, empresa que administra a carreira do humorista, tomou a mesma atitude, porém dois dias depois.
A disputa veio à tona nesta semana, em meio à crise no relacionamento de Mani e Davi. Após ela afirmar que voltaria a trabalhar em sua barraca, o pedido de registro foi revelado. Em um primeiro comunicado, a Non Stop Produções afirmou que a ex-esposa do campeão do “BBB 24” não poderia adotar o termo, já que Toninho usa a expressão desde 2018. Eles criticaram a tentativa da cozinheira de usar o bordão como parte de sua empresa e confirmaram o processo contra a empreendedora.
Entretanto, horas depois do anúncio, a empresa do artista voltou a se manifestar na internet e anunciou o fim da disputa. “Após a menção do termo ‘Calabreso’ em reality show, a empresa conduziu uma série de monitoramentos de marcas junto ao INPI e iniciou um processo interno para formalizar o pedido de registro deste termo com o objetivo de proteger os interesses do nosso agenciado“, iniciou.
“As medidas realizadas foram motivadas unicamente por zelo e proteção ao nosso agenciado, que possui anos de carreira, enorme visibilidade, sendo devida a busca pelo direito de propriedade do termo idealizado e criado unicamente por Toninho Tornado, bem como a realização de todas as medidas necessárias a fim de que sejam impedidas tentativas diversas deste objetivo“, prosseguiu a Non Stop Produções.
Por fim, a empresa anunciou o acordo entre Mani e Toninho. “Após amplo repercuto do caso, Fábio de Almeida, representante da Sra. Mani Reggo e Sra. Fabiana Reggo, entrou em contato com CEO da companhia, Sr. Carlos Henrique Ximenes Diniz (Kaká Diniz). Durante as negociações amigáveis, ficou acordado que o Instituto Maria Preta irá retirar o pedido de registro das marcas ‘Calabreso’ e ‘X Calabreso’ junto ao INPI, considerando o reconhecimento da originalidade do bordão criado por Toninho Tornado“, finalizou o documento, assinado pelo diretor jurídico, Caio Sanas. Veja:
Polêmica por trás do termo
Dentro do “BBB 24”, Davi chegou a ser acusado de gordofobia por alguns brothers após usar o termo durante a briga que teve com Lucas Henrique. MC Bin Laden, que também se envolveu na discussão, foi o primeiro a afirmar que a fala do adversário teria cunho pejorativo. Diante da confusão, internautas resgataram um vídeo do funkeiro usando a expressão nas redes.
O próprio Bin Laden já usou o meme e agora está querendo criar polêmica? Pouco contraditório hein, Bin. 🤔 pic.twitter.com/aths0Ysb4l
— Davi Brito 🚗 (@davibritof) February 1, 2024
Após o vídeo viralizar, Toninho compartilhou o trecho em que Leydi Elin questiona o significado da palavra “calabreso” para Davi. “Ela quer saber o que significa ‘calabreso’. É o meu bordão! Gente, calma. ‘Calabreso’ é um jeito carinhoso, é um dos meus bordões”, esclareceu. Na legenda, ele ainda demonstrou apoio ao baiano. “É ‘nóis’, Davi”, escreveu. Relembre: