Beyoncé compartilhou algumas histórias sobre sua vida em bate-papo com a Essence. Em entrevista divulgada neste sábado (17), a diva refletiu sobre o papel que os salões de beleza desempenharam na formação de sua vida, e também lembrou uma grande mudança em sua aparência, que descreveu como um “ato de rebelião”.
Bey relembrou sua infância, quando trabalhou no salão da mãe, Tina, e como o espaço a inspirou de várias maneiras. “Minha mãe tinha uma lista de clientes incríveis em seu salão e, embora o ambiente fosse terapêutico para eles, também era para mim”, explicou a cantora, acrescentando: “Ela encontrou uma terapia para mim, num período em que eu era extremamente introvertida e quase não falava“.
A estrela afirmou que o espaço também a inspirou profissionalmente. “Foi no salão dela que realizei meu sonho de ser artista – inspirado por uma de suas clientes, que por acaso era cantora de ópera. Fiquei cativada por suas histórias de uma viagem à Alemanha. Com admiração, lembro-me claramente de ter dito à minha mãe que queria ser igual a cliente dela”, contou.
“Grande parte da estrutura de quem eu sou veio do salão dela. Essa é a minha base, e acho que, como artista, muitas das minhas experiências ousadas com cabelos vêm da inspiração na arte e nas esculturas, como ser criativa com tranças, descobrir novas técnicas”, continuou. “E explorando maneiras de manter o crescimento do cabelo com penteados e perucas, ao mesmo tempo que me sinto fabulosa. Tudo decorre da minha experiência de crescer no salão da minha mãe”, refletiu a cantora.
Beyoncé ainda falou sobre quando cortou o cabelo bem curto, em 2013. “Adoro como associamos um determinado penteado a momentos da nossa vida, como aquele momento do cabelo curto. Lembro do dia em que decidi cortar todo o meu cabelo. Eu não tinha um estilo específico em mente. Não foi uma escolha estética, mas foi uma transformação emocional e metamorfose muito grande do que eu estava passando”, explicou.
A diva contou que grande parte da sua identidade como artista está ligada ao cabelo solto, e como desejou, na época, se libertar disso. “Cortar meu cabelo era me rebelar contra ser essa mulher que a sociedade pensava que eu deveria ser. Eu era uma mãe pela primeira vez, e algo sobre a libertação de ser mãe me fez querer abandonar tudo isso. Foi uma representação física minha abandonando as expectativas colocadas sobre mim“, afirmou.
Bey deu mais detalhes, mencionando que foi ela quem fez o primeiro corte: “Neal Farinah, meu cabeleireiro e amigo, estava pirando porque meu cabelo era muito longo, muito grosso e muito saudável. Peguei a tesoura e cortei. Foi muito intencional. E era o que eu precisava fazer”, disse a estrela, concluindo: “E depois disso, fiquei super bem. Foi o primeiro passo para muitas outras decisões audaciosas que tomei em minha vida e em minha carreira e que me levaram a ser quem sou agora”.