Emilia Clarke diz que “perdeu” parte do cérebro após dois aneurismas: “Impressionante que consiga falar”

Enquanto vivia Daenerys Targaryen em “Game of Thrones”, a atriz precisou passar por diversas cirurgias

Fotojet (6)

A atriz Emilia Clarke revelou que “perdeu” uma parte de seu cérebro, depois de sofrer dois aneurismas enquanto filmava a série “Game of Thrones“, da HBO. Neste domingo (17), em entrevista ao programa “Sunday Morning,” da BBC, a intérprete de Daenerys Targaryen deu mais detalhes sobre seu estado de saúde.

Considerando a quantidade do meu cérebro que não é mais utilizada, é impressionante que eu ainda consiga falar, muitas vezes articuladamente, e viver minha vida normalmente sem nenhuma repercussão”, afirmou Emilia. 

Continua depois da Publicidade

Pouco tempo depois de terminar as gravações da primeira temporada da série, em 2011, a atriz sofreu seu primeiro aneurisma cerebral, que resultou em um derrame e uma hemorragia. Ela explicou o resultado dos acontecimentos: “Eu sou parte da pequena minoria de pessoas que conseguem sobreviver a isso”. 

Tem uma grande parte do meu cérebro faltando! O que sempre me faz rir, porque nos derrames, basicamente, quando qualquer parte do seu cérebro não recebe sangue por um segundo, ela acaba. E, assim, o sangue tenta achar um caminho diferente para seguir, mas então qualquer parte que está faltando, portanto, se foi”, continuou a britânica.

Para cuidar da sua saúde, que já estava em um estado delicado, Clarke precisou passar por uma cirurgia. Como consequência, quando acordou, ela mal conseguia recordar o próprio nome. Ao portal The New Yorker, em 2019, a artista escreveu um ensaio sobre a situação: “Eu sofri de uma condição chamada de afasia, uma consequência do trauma que o meu cérebro sofreu”. Afasia é um distúrbio de linguagem que ocorre depois de lesões cerebrais. 

71st Emmy Awards Arrivals
Após sofrer um derrame, Emilia Clarke chegou a cogitar eutanásia antes de conseguir se recuperar. (Foto: Getty)

Nos meus piores momentos, eu queria terminar com tudo. Eu pedi para a equipe médica me deixar morrer. O meu trabalho, que era o sonho de como minha vida seria, é muito focado na linguagem, na comunicação. Sem isso, eu estava perdida”, desabafou Emilia. 

Continua depois da Publicidade

Felizmente, a condição que acometeu a estrela de GOT foi temporária. Após vivenciar momentos extremamente preocupantes, depois de aproximadamente uma semana, a afasia passou e Clarke conseguiu falar novamente. Porém, em 2013, a britânica sofreu outro aneurisma cerebral e precisou passar novamente por tratamento cirúrgico. 

Os médicos prometeram a ela uma operação relativamente simples, mas a atriz assegurou que a segunda vez foi ainda mais angustiante que a primeira. “Quando eles me acordaram eu estava gritando de dor. O procedimento tinha falhado. Eu tive um sangramento enorme e a equipe médica deixou claro que as chances de eu sobreviver eram mínimas se eles não operassem novamente”, relatou. 

"last Christmas" New York Premiere
Clarke criou a ONG SameYou, para ajudar pessoas que sofreram lesões cerebrais a se recuperarem. (Foto: Getty)

Após passar por todos os traumas e se recuperar totalmente, Emilia Clarke criou uma plataforma para ajudar pessoas que também sofreram situações similares. A ONG SameYou oferece suporte financeiro para sobreviventes de lesões cerebrais e seus familiares. 

Além de seu papel como a icônica Daenerys, a artista londrina também participou de produções como “Uma segunda chance para amar”, “Como eu era antes de você”, “O Exterminador do Futuro: Gênesis” e “Han Solo: Uma história Star Wars”.