Que dó dela, gente! Em um artigo divulgado hoje (21) pela revista The New Yorker, Emilia Clarke revelou ter passado por duas cirurgias no cérebro em decorrência de aneurismas, após as gravações da primeira temporada de “Game of Thrones”! Ela relembrou os momentos difíceis ao longo da recuperação, em que até mesmo pensou em desistir de tudo: “Pedi que a equipe médica me deixasse morrer”.
Em fevereiro de 2011, enquanto se exercitava com seu treinador, ela sentiu uma forte dor de cabeça em meio ao exercício, quando percebeu que havia algo errado. “Meu treinador me fez ficar na posição de prancha, e imediatamente senti como se uma faixa elástica estivesse esmagando meu cérebro. […] De alguma forma, quase engatinhando, cheguei ao vestiário. […] Fiquei sobre meus joelhos e passei a ficar doente de uma forma violenta. Enquanto isso, a dor aguda, estava ficando pior. De certa forma, sabia o que estava acontecendo: meu cérebro estava machucado”, escreveu ela.
No caminho até o hospital, ela relatou ter passado por “uma nuvem de inconsciência”. A seguir, o diagnóstico apontou para uma hemorragia subaracnoidea, um sangramento no espaço entre o cérebro e o tecido que o cobre, e que, de acordo com a atriz, é bastante fatal: “Descobri que um terço de suas vítimas vão a óbito imediatamente, ou após algum tempo”. Como uma das sobreviventes da doença, ela teria que fazer uma cirurgia.
Após o procedimento pouco invasivo, duas semanas depois, as coisas ainda não estavam tão bem. E foi então que ela considerou deixar tudo para trás, após um distúrbio que afetou sua capacidade de comunicação, em que ela não se lembrava nem de seu nome. “Estava sofrendo de uma condição chamada afasia, consequência do trauma no meu cérebro. […] Nos piores momentos, quis desligar a tomada. Eu pedi que a equipe médica me deixasse morrer. Meu trabalho – todo meu sonho do que seria minha vida – centrado na linguagem, na comunicação. Sem aquilo, eu estava perdida”, adicionou. Contudo, uma semana depois, a afasia passou e ela voltou a falar.
Após isso, vieram as gravações da segunda temporada de “GoT”. E não foi fácil para ela. “Cada minuto de cada dia pensava que ia morrer”, contou Clarke. E em 2013, outro susto aconteceu. Um segundo aneurisma, que já havia sido identificado, tinha dobrado de tamanho, o que a fez passar por uma nova intervenção cirúrgica.
“Quando me acordaram, eu estava gritando de dor. O procedimento havia falhado. Tive um sangramento enorme e os médicos deixaram claro que minhas chances de sobrevivência eram precárias se eles não me operassem novamente. E dessa vez, teriam que acessar meu cérebro à moda antiga – pelo meu crânio. E a operação precisava ser feita imediatamente”, relatou Emilia.
E após uma recuperação ainda mais complicada e dolorosa, tudo ficou bem, para a alegria de todos nós! “Em anos desde minha segunda cirurgia, eu me curei além das minhas esperanças mais insensatas. Agora eu estou cem por cento”, declarou. E ficamos muito felizes com isso! Agora, ela fundou uma instituição para arrecadar fundos e ajudar vítimas de derrames e doenças no cérebro. Em seu Instagram, ela celebrou a criação da “SameYou” e comentou sobre seu artigo no jornal. Confira:
Linda e vitoriosa!!! Com o fim de “Game of Thrones” e tanta história por trás das longas oito temporadas, ela se sente feliz em poder participar deste momento único. “Tem algo gratificante, além de sortudo, em chegar até o fim de ‘Thrones’. Estou tão feliz de estar aqui para ver o fim desta história e o começo do que quer que venha pela frente”, finalizou ela. Muito maravilhosa a nossa Daenerys!
A última temporada de “Game of Thrones” estreia no dia 14 de abril, e já estamos muito ansiosos para vê-la em cena!