A saúde mental costuma ter um estigma em torno dela. Sabendo disso, Evan Rachel Wood se abriu sobre o assunto, em entrevista à Nylon, e também revelou que tentou suicídio antes de procurar ajuda em um hospital psiquiátrico. De acordo com a atriz, da série “Westword”, a própria menção do problema assusta muita gente. E ainda ressalta que as pessoas não são responsáveis pela própria depressão, uma vez que a sociedade costuma ter essa visão distorcida.
“Era de manhã; Senti como se tivesse sido atropelada por um caminhão. Então, com uma aceitação quase histérica, sem pensar, peguei o telefone. Foi um daqueles momentos em que você tem uma escolha que vai além da opção inicial que você faz chamando por ajuda: você não pode morrer, ou você pode voltar à vida.”, relatou Evan.
Em seguida, ela comentou sobre a ligação feita para sua mãe a fim de contar sobre a tentativa de suicídio e pedir ajuda. “Quando eu disse que precisava ir a um hospital, não quis dizer que precisava de ferimentos físicos que possa ou não ter sofrido. Eu quis dizer um hospital para o meu estado de espírito”, contou.
Em seguida, Evan explicou como seus anos de luta com o abuso a levaram para aquele lugar. “Minha mente na época estava cheia de cicatrizes e sombras e, o mais importante, muita vergonha. Eu estava lutando com o TEPT (Estresse Pós-Traumático) e não sabia ”, continuou. “Meu transtorno de estresse pós-traumático foi causado por vários estupros e um relacionamento severamente abusivo que durou anos”, revelou a atriz.
Sem conseguir expressar sua dor por estar sempre aos olhos do público, ela então decidiu mudar seu nome para se proteger no hospital. “Quando chegou a hora de encontrar um hospital psiquiátrico, minha primeira preocupação – a que a maioria das pessoas não precisa ter – foi descobrir uma maneira de obter ajuda sem que ninguém descobrisse, porque, se o fizessem, qualquer chance que eu tivesse me reconstruir seria seriamente prejudicada pela crueldade de estranhos”, disse.
“Eu senti um pouco de alívio ao escolher esse novo nome. Não conseguia lembrar como era não ser ‘Evan Rachel Wood’ – muito do meu valor pessoal estava envolvido nisso”, acrescentou. “A depressão não é uma fraqueza, é uma doença. Às vezes mortal. E às vezes todas as pessoas precisam saber que são amadas e que os outros estão ali para elas.”, finalizou.
Linda a mensagem de Evan Rachel Wood! Fica o lembrete de que em qualquer caso parecido é importante buscar ajuda! Saúde mental não pode ser tabu!