Esposa de Bruce Willis dá 1ª entrevista e explica se o ator tem consciência da doença que enfrenta; assista

Emma Heming Willis falou sobre demência frontotemporal (FTD) em entrevista nesta segunda (25)

Emma Heming Willis, esposa de Bruce Willis, admitiu que é “difícil saber” se o artista está ciente sobre sua doença, a demência frontotemporal (FTD). A modelo abriu o coração durante uma entrevista para Hoda Kotb, do “Today”, nesta segunda-feira (25), e explicou como é delicado lidar com o quadro do ator. Ela também destacou o que as filhas estão aprendendo ao lado do pai após o diagnóstico de Bruce. Esta é a primeira entrevista da atriz desde que a família informou sobre a condição do artista.

Ao ser questionada sobre como Bruce estava, Heming respirou fundo antes de responder. “O que estou aprendendo é que a demência é difícil. É difícil para a pessoa diagnosticada. Também é difícil para a família. E isso não é diferente para Bruce, para mim ou para as nossas meninas“, começou se referindo às duas filhas, Mabel, de 11 anos, e Evelyn, de 8. “E quando dizem que esta é uma doença com característica familiar, é mesmo”, continuou.

Ela também disse que revelou sobre a condição de Willis para as crianças. A atriz contou que queria evitar qualquer preconceito sobre a doença. “Somos uma família muito honesta e aberta“, destacou. “E o mais importante foi podermos dizer o que era a doença, explicar o que é, porque quando você sabe o que é a doença do ponto de vista médico, tudo faz sentido. Portanto, era importante que deixássemos elas saberem o que era porque não quero que haja qualquer estigma ou vergonha associado ao diagnóstico de seu pai, ou a qualquer forma de demência“, afirmou.

Na entrevista, Hoda quis saber se Bruce tem consciência do que acontece com ele. “Ele sabe o que está acontecendo? Ele está ciente disso?“, indagou. “Difícil saber“, admitiu Emma. Nesse momento, Emma Dickinson, CEO da Associação para Degeneração Frontotemporal (AFTD), que também participava da conversa, esclareceu alguns pontos.

Ator parou de trabalhar em 2022 e a família falou sobre a doença em conjunto este ano. (Getty)

“O que sabemos é que, obviamente, a doença pode começar nos lobos frontal ou temporal, como o nome já diz. Uma das coisas que o lobo frontal controla é a autopercepção. Nós não sabemos. Para algumas pessoas, essa é a primeira coisa que elas perdem, qualquer compreensão de que elas próprias mudaram, já outras pessoas mantêm isso por muito tempo”, explicou.

A aceitação

A esposa de Bruce, então, desabafou sobre a aceitação do diagnóstico. Para ela, entender o que estava acontecendo tornou as coisas mais fáceis. “Acho que foi a bênção e a maldição. Perceber finalmente o que estava acontecendo para aceitar o que é“, disse. “Isso não torna tudo menos doloroso, mas apenas aceitar e saber o que está acontecendo com Bruce torna tudo um pouco mais fácil”, afirmou.

Mesmo com a situação delicada, ela destacou que também tenta observar o lado do positivo das coisas. “Há tantas coisas lindas acontecendo em nossas vidas. É muito importante para mim tirar os olhos da dor e da tristeza para poder ver o que está acontecendo ao nosso redor”, acrescentou Emma.

Em outro momento marcante da conversa, Hoda perguntou a Emma o que ela acha que Bruce está ensinando às filhas enquanto enfrenta a doença. “Honestamente, ele é um presente, uma dádiva que continua sendo oferecida. Amor, paciência, resiliência, tanta coisa… E ele está ensinando a mim e a todos nós… Para eu estar aqui fazendo isso, esta não é minha zona de conforto, mas este é o poder de Bruce“, declarou.

Esposa do ator comentou sobre a relação com as filhas enquanto ele luta contra doença. (Reprodução/ Instagram)

No papo, Kotb ainda quis saber se a doença de Willis mudou o comportamento das herdeiras. “Ouvi falar de pessoas que têm um familiar doente, e me lembrei que uma amiga minha disse: ‘O diagnóstico do meu marido tornou os meus filhos pessoas melhores’. É isso que você está percebendo?”, perguntou. “É isso que estou notando“, confirmou Emma. “Acho que minhas filhas seriam ótimas, não importa o que acontecesse! E não é isso que eu gostaria para elas. Mas realmente, como eu disse, é ensiná-las muito como cuidar e amar. E é uma coisa linda em meio à tristeza“, refletiu.

Em determinado momento, Emma disse que se refere como “parceira de cuidados” do astro. Ela ainda observou a importância de cuidar de si. “É muito importante pedir ajuda e apoio. E você pode olhar para organizações como a AFTD, como a Hilarity For Charity… É um excelente ponto de partida“, disse. “E é importante que os parceiros de cuidados cuidem de si próprios para que possam ser o melhor parceiro para a pessoa de quem cuida“, encerrou. Assista:

Continua depois da Publicidade

Bruce Willis

O astro parou de atuar em 2022, quando começou a batalha contra a doença que causou a deterioração de suas habilidades linguísticas. Em fevereiro deste ano, a família revelou o diagnostico de Bruce em uma declaração conjunta. “Desde que anunciamos o diagnóstico de afasia de Bruce na primavera de 2022, a condição de Bruce progrediu e agora temos um diagnóstico mais específico: demência frontotemporal”, dizia o comunicado.

A anúncio em conjunto aconteceu no início deste ano. ( Reprodução/Instagram)

Infelizmente, os desafios de comunicação são apenas um sintoma da doença que Bruce enfrenta. Embora isso seja doloroso, é um alívio finalmente ter um diagnóstico claro“, concluíram. Emma também conta com o apoio da ex-mulher de Willis, a atriz Demi Moore, e das filhas que teve com Bruce, Rumer, de 35 anos, Scout, de 32, e Tallulah, de 29.

Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques