Hugo Gloss

Evaristo Costa, Juliana Paes, Ana Maria Braga e mais celebridades desativam contas no Instagram por motivo importante; saiba detalhes

Evaristo Costa, Juliana Paes e Ana Maria Braga foram algumas das celebridades que fizeram parte da campanha (Foto: Reprodução/Instagram/TV Globo)

“O Instagram caiu?”. Foi o que muitas pessoas podem ter se perguntado nessa segunda-feira (09) ao ver que as contas de várias personalidades famosas haviam sido excluídas na rede social. Durante todo o dia, pelo menos 20 celebridades, entre atores, apresentadores e influenciadores, desativaram suas contas no Insta por algumas horas. O motivo foi revelado nesta terça: foi uma ação promovida de forma voluntária em parceria com o Centro de Valorização da Vida, contra o suicídio.

Além de estarmos no mês do “Setembro Amarelo”, campanha brasileira de prevenção ao suicídio criada em 2015, o dia 10 é ainda mais simbólico por ser o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. No Brasil, uma pessoa tira a própria vida a cada 45 minutos. Por isso, o CVV criou a campanha “Como vai você?”, buscando oferecer ajuda e conscientização a todos que sofrem com doenças mentais e possam estar considerando a questão.

Entre as celebridades que desativaram o Instagram para chamar atenção ao projeto estão Evaristo Costa, Juliana Paes, Ana Maria Braga, Mariana Xavier, Fabio Porchat, Gleici Damasceno, Carol Dias, Leticia Sabatella, Jojo Todynho, PC Siqueira e Penélope Nova. Até a publicação desta matérias, alguns perfis, como o de Porchat e Todynho ainda estavam desativados.

Entretanto, outros artistas já voltaram à rede, postando fotos, vídeos e textos sobre o tema. “#ComoVaiVocê! No Brasil, uma pessoa tira a própria vida a cada 45 minutos. Se você tá se sentindo meio deprê, pra baixo, ou conhece alguém que esteja assim, acesse o @cvvoficial. É possível mudar isso! Como? Falando sobre o assunto! O suicídio não é a solução. #setembroamarelo”, escreveu Evaristo, além de falar sobre o assunto nos Stories e no Twitter.

A ex-BBB Gleici Damasceno também teve sua falta sentida no Instagram. Ao voltar, nesta manhã, ela escreveu: “Fui convidada pelo @cvvoficial a desativar meu Instagram ontem para chamar a atenção das pessoas para algo muito urgente. Quando se fala de saúde mental, precisamos levar isso a sério. No Brasil, uma pessoa tira a própria vida a cada 45 minutos, e é possível mudar isso! Como? Falando sobre! Fale com alguém, de confiança, um amigo, familiar, primos, levante a bola durante o almoço de família: isso não é tabu!…”.

https://twitter.com/GregoMalandro/status/1171067744105771008

Ana Maria Braga também se manifestou. “Sim, eu desativei o Instagram ontem para chamar a atenção para um problema que muitas vezes temos medo de falar: Suicídio! A ação foi sugerida pelo @CVVoficial, Centro de Valorização da Vida, a maior ONG que trabalha na prevenção do suicídio e ajuda a salvar vidas no Brasil inteiro. Ele precisa da sua ajuda para continuar com esse trabalho cada vez mais importante na nossa sociedade, eles precisam de todas as doações possíveis. O suicídio não é a solução. Vamos conversar? #ComoVaiVocê”, refletiu a apresentadora do “Mais Você”.

“Oi, meus amigos, foi estranho sumir este perfil no dia de ontem, muitos perguntaram o que teria acontecido. Na verdade, foi uma ação movida pela ONG #cvv para chamar a atenção para o fato de que no nosso país tem aumentado o número de suicídios, principalmente entre jovens… Vamos seguir de mãos dadas”, pediu Leticia Sabatella.

IMPORTANTE: Doença mental é um assunto super sério e pode atingir qualquer pessoa. Se você ou alguém que você conhece está passando por dificuldades emocionais ou considerando o suicídio, ligue para o ‘Centro de Valorização da Vida’ pelo número 188. O CVV realiza apoio emocional, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, email e chat 24 horas todos os dias. Para mais informações, clique aqui.

Sair da versão mobile