Matteus Amaral, ex-BBB24, está sendo acusado de ter usado o sistema de cotas indevidamente. O gaúcho ingressou em uma instituição federal em 2014, e, de acordo com papéis divulgados na web, teria utilizado cotas para pessoas pretas.
O vice-campeão do “BBB 24” cursou Engenharia Agrícola na Universidade Federal do Pampa, em Alegrete. O gaúcho trancou a faculdade no 5º semestre para cuidar da avó. Segundo documentos que estão disponíveis na internet, de um edital de 2014 do Instituto Federal Farroupilha, o gaúcho teria se classificado como preto para estudar no campus de Alegrete, utilizando ações afirmativas (cotas) destinadas a estudantes de baixa renda e oriundos de escolas públicas.
O caso ganhou repercussão no X nesta quinta-feira (13). No fim da tarde, Matteus postou um vídeo no Instagram em que é possível ouvir alguém falando sobre o assunto no fundo. “Já soube que isso aí não dá nada. É só esquecer, isso aí não vai dar nada. Se eu me declarei negra, eu sou negra” disse a pessoa. Instantes depois, a publicação foi deletada. Assista:
Matteus, do BBB24, postou um story com alguém falando ao fundo sobre o caso de fraude por cotas raciais na universidade:
“Já soube que isso aí não da nada. É só esquecer, isso aí não vai dar nada. Se eu me declarei negra, eu sou negra”. pic.twitter.com/MEZ4lvr5lz
— PAN (@forumpandlr) June 13, 2024
Até o momento, o ex-brother não se pronunciou. Procurado pelo hugogloss.com, o gaúcho não respondeu os questionamentos até o fechamento desta matéria.