Os fãs de Silvio Santos não poderão visitar o túmulo do apresentador – pelo menos, por enquanto. De acordo com informações divulgadas pela revista Quem, nesta quinta-feira (22), a família do Rei da TV pediu para que a administração do Cemitério Israelita do Butantã, em São Paulo, limitasse o acesso ao local.
Segundo o veículo, no caso de Silvio Santos, a família já decretou uma proibição que impede indivíduos não autorizados a se aproximarem local onde o corpo do comunicador está. No entanto, a segurança do espaço foi reforçada nos últimos dias devido ao aumento da procura por visitação.
De acordo com o rabino Alexandre Leone, da Associação Massoret, na capital paulista, as restrições não são iguais para todos os cemitérios judaicos. “Alguns podem ter regras específicas quanto ao comportamento, vestimenta, e horários de visitação, especialmente durante feriados judaicos ou dias sagrados. Mas é importante observar algumas diretrizes e respeitar as tradições e regras do local”, frisou.
Ao jornal o Globo, a instituição, administrada pela associação Chevra Kadisha, afirmou que o “cemitério é um templo santo para a religião”. Por isso, a entrada não é liberada para o público em geral.
A despedida
O dono do SBT foi enterrado após uma cerimônia judaica, que durou cerca de 40 minutos, no Cemitério Israelita do Butantã. No “Fantástico”, Tiago Abravanel chorou ao falar sobre a despedida do avô e compartilhou as palavras de Samy Pinto, responsável pela cerimônia.
“O rabino falou hoje na cerimônia: ‘Se o Silvio pudesse escolher um mundo novo, seria um mundo que a gente não pudesse brigar por nada, só ser feliz, só celebrar’. A música que ficou tão marcada na história fala justamente sobre quem ele era e no que ele acreditava, que do mundo a gente não leva nada, que a gente só precisa sorrir e cantar“, citou.
A atriz Elaine Mickely também contou os detalhes da cerimônia. Segundo o depoimento, familiares e amigos próximos chegaram ajudar no sepultamento jogando um pouco da terra, em rito de despedida. O momento foi de forte comoção para antigos parceiros de Silvio.
O apresentador estava internado desde o dia 1º, no Hospital Albert Einstein. De acordo com a equipe, ele havia sido hospitalizado para realizar exames de imagem. Em julho, Silvio também chegou a ser internado na mesma unidade de saúde para tratar deste quadro de H1N1.
Os médicos Victor José Dornelas Melo e Gabriel Constantino assinaram o boletim médico que informou a causa da morte do “Homem do Baú”. Segundo o documento, Silvio veio a óbito em decorrência de broncopneumonia após uma infecção por Influenza (H1N1).
O apresentador estava afastado da TV desde setembro de 2022, quando contraiu Covid-19. À época, mesmo depois de se reestabelecer, ele preferiu ficar longe dos estúdios do SBT e dos holofotes.