Fantástico: Marido e amiga de Paulo Gustavo dão depoimentos emocionantes sobre estado de saúde do ator: “Está numa reta pra cura”; assista

Na luta contra a Covid-19 desde o dia 13 de março, Paulo Gustavo vem tendo, além de apoio médico, suporte de duas pessoas muito próximas e queridas: a amiga Susana Garcia, diretora e também médica, e o marido Thales Bretas, que é dermatologista. Ambos enviaram depoimentos ao “Fantástico”, exibidos nesse domingo (4), detalhando o estado de saúde do ator e demonstrando esperança de vê-lo recuperado.

Susana revelou como se deram os primeiros dias de Paulo, intubado há duas semanas, na batalha pela própria recuperação. “Ele já chegou na emergência com a saturação baixa, com falta de ar, já com uma parte do pulmão comprometida. Ele ficou vários dias assim, na luta, tentando fazer com que o pulmão melhorasse essa inflamação. Mas chegou o momento em que os médicos viram que ele não deu essa virada e ele precisou ser intubado”, explicou.

Continua depois da Publicidade

A cineasta também se lembrou de um apelo emocionante feito pelo colega, enquanto no hospital. “Ele virou e falou: ‘Susana, se eu pudesse agora, queria mostrar para os brasileiros, mostrar para todo mundo, o quanto essa doença faz a gente sofrer, o quanto está difícil o que estou passando aqui, o quanto é importante as pessoas se cuidarem. Porque isso aqui não é brincadeira, isso aqui é muito sofrimento. Só quem passa por isso é que sabe’. Ele falou isso. E antes de ser intubado, ele olhou para o Thales e falou: ‘Te amo. Até já'”, revelou ela.

“Se eu pudesse agora, queria mostrar para os brasileiros o quanto é importante as pessoas se cuidarem”. (Foto: Victor Pollak/Globo)

No dia 2 de abril, Paulo passou por reajustes terapêuticos após agravamento do quadro clínico. O artista foi submetido à terapia por ECMO – Oxigenação por Membrana Extracorpórea. Este aparelho funciona como um terceiro pulmão. O sangue do paciente é transferido para uma membrana onde o CO2 é removido e o O2, inserido. Depois desse processo, o sangue é devolvido para o corpo do enfermo.

“Ele teve algumas complicações, sendo que teve uma, que foi uma infecção que ele teve, que foi o momento em que o pulmão, que já estava inflamado pela Covid, também ficou infectado com bactéria. Foi quando os médicos foram pro passo seguinte, que é a ECMO, que é esse pulmão artificial. Pra deixar o pulmão dele descansar, o pulmão dele desinflamar e acabar com a infecção”, avisou Garcia.

A diretora também acalmou os fãs do astro ao dizer que a situação dele agora é de melhora. “Ele está estável, ele está bem. Ele tem uma equipe muito empenhada, eficiente, uma equipe que é otimista, muito dedicada e entregue a ele. Ele tá numa linha agora, ele tá numa trajetória, numa reta pra cura. Ele vai curar, vai sair de lá e vai fazer a gente rir muito ainda”, vislumbrou. E que assim seja!

Paulo com o marido, Thales, e os filhos Romeu e Gael. (Foto: Reprodução/Instagram)

Thales também falou com o dominical sobre o estado de saúde do marido e se mostrou grato pelo apoio e comoção dos fãs. “Queria agradecer muito todo mundo que tem rezado, mandado energia positiva e pensado na recuperação do Paulo, que é esse cara tão amado, generoso, engraçado, importante nas nossas vidas, na nossa família principalmente, mas na vida de todos os brasileiros, porque traz alegria, é generoso, ajuda muita gente. Nesse momento, a gente tá vivendo um período um pouco difícil, com muitos altos e baixos”, afirmou.

“Quem já passou pela Covid e ficou hospitalizado sabe como é a doença. É uma doença muito séria. É muito perigosa, sorrateira. O Paulo é um cara supersaudável, a gente estava se cuidando muito. Mas se o coletivo, se todo mundo não se cuidar, se preservar, fazer isolamento social, usar máscara e fazer todos as medidas direitinho, acaba contaminando e ajudando a espalhar essa infecção pra todos, né?”, ressaltou, em seguida, o dermatologista.

Continua depois da Publicidade

Por fim, Bretas se mostrou confiante com a breve recuperação do amado. “Na Páscoa, que é um momento tão especial, eu acredito que esse renascimento está cada vez mais próximo. Então, queria encher o coração de vocês de esperança, agradecer todas as orações novamente e dizer que em breve nosso amado Paulo Gustavo vai estar de volta na minha família, na telinha de vocês e no coração e na alegria de todo mundo que tá torcendo por ele”, encerrou.

A reportagem explicou, de maneira mais aprofundada, como se dá a terapia da ECMO e exibiu casos de pessoas que superaram a Covid através da técnica. O Brasil inteiro segue em oração para que Paulo e todas as pessoas na luta contra essa terrível e traiçoeira doença, se recuperem, e que a população, de uma vez por todas, se conscientize e tome os devidos e necessários cuidados para que este pesadelo logo acabe. Assista: