Faustão faz transplante de coração e hospital detalha cirurgia e quadro de saúde do apresentador

Fausto Silva foi operado neste domingo (27)

Fausto Silva passou por uma cirurgia de transplante de coração neste domingo (27). A informação foi confirmada pela equipe médica do hospital Albert Einstein, em São Paulo, onde Faustão esta internado desde o dia 5. De acordo com a instituição, a operação foi bem-sucedida.

Na tarde deste domingo, o paciente Fausto Silva passou por cirurgia para transplante de coração, no Hospital Israelita Albert Einstein, onde está internado desde 05 de agosto”, iniciou o boletim médico. “O Einstein foi acionado pela Central de Transplantes do Estado de São Paulo na madrugada de hoje, quando foi iniciada a avaliação sobre a compatibilidade do órgão, levando em consideração o tipo sanguíneo B. A cirurgia aconteceu no início da tarde e durou cerca de 2h30″, informou.

Continua depois da Publicidade

Ainda, o hospital garantiu que a cirurgia ocorreu sem problemas. “O procedimento foi realizado com sucesso e Fausto Silva permanece na UTI, pois as próximas horas são importantes para acompanhamento da adaptação do órgão e controle de rejeição”, finalizou.

(Foto: Reprodução)

Ministério da Saúde se manifestou

O Ministério da Saúde emitiu nota e se manifestou sobre o apresentador receber o novo coração de forma rápida. Segundo o comunicado, entre os dias 19 e 26 de agosto, onze pessoas que estavam com um quadro delicado passaram por transplantes de coração no país. A gravidade do caso de Faustão exigia prioridade, portanto, a cirurgia foi realizada hoje. “Ele recebeu um coração após constatada a compatibilidade necessária para o procedimento, assim como os outros sete transplantados”, disse o Ministério.

Também foi afirmado que a lista de espera para transplantes é a mesma tanto na rede pública quanto na privada. A ordem de preferência obedece a critérios técnicos, que englobam tipagem sanguínea, compatibilidade de peso e altura, compatibilidade genética e critérios de gravidade distintos para cada órgão.

Continua depois da Publicidade

“Quando os critérios técnicos são semelhantes, a ordem cronológica de cadastro, ou seja, a ordem de chegada, funciona como critério de desempate. Pacientes em estado crítico são atendidos com prioridade, em razão de sua condição clínica”, destacou. “Os pacientes, por meio do SUS, recebem assistência integral, equânime, universal e gratuita, incluindo exames preparatórios, cirurgia, acompanhamento e medicamentos pós-transplante”, afirmou o comunicado.

Faustão foi internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) no começo do mês, para tratar uma insuficiência cardíaca e fazer diálise. Apesar da estabilidade, o quadro do artista exigia uma prioridade na fila do transplante para receber um novo coração.

Em um boletim assinado por Miguel Cendoroglo Neto, Diretor-Médico e Serviços Hospitalares da Instituição, foi revelado que Silva estava sob cuidados intensivos em virtude de agravamento do quadro, fazendo uso de medicamentos para auxílio na força de bombeamento do coração, e também havia sido submetido a diálise, processo artificial para remover os resíduos e excesso de líquidos do corpo, necessário quando os rins não estão funcionando adequadamente. Em 2021, ele já havia sido internado para o tratamento de um edema linfático.

 

Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques