Após a repercussão do vídeo sobre adultização de menores e as denúncias contra o influenciador Hytalo Santos, o youtuber Felipe Bressanim — conhecido como Felca — passou a ser alvo de ameaças de morte. Neste domingo (17), o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) concedeu uma liminar determinando a quebra de sigilo do Google, que deverá fornecer às autoridades os dados do autor das mensagens.
As ameaças foram enviadas por e-mail no sábado (16) e fazem referência ao vídeo de Felca, que já acumula mais de 40 milhões de visualizações. O vídeo acusa Santos de exploração de menores e expõe esquemas envolvendo pedofilia nas redes sociais.
Em uma das mensagens, o remetente — cuja identidade ainda não foi revelada — afirmou: “E ae (sic) babaca, você acha que vai ficar impune por denunciar o Hytalo Santos, você tá enganado. Você vai ferrar muito sua vida”.
Outro e-mail acrescentou: “E ae (sic) macaco branco você vai morrer. Se prepara, pois sua vida corre risco e você vai pagar com a vida. Você é um otário pedófilo”.
De acordo com o g1, a primeira mensagem foi enviada às 5h30 e a segunda às 8h05, ambas pelo mesmo endereço eletrônico.

Na decisão, o juiz Pedro Henrique Valdevite Agostinho determinou que o Google Brasil Internet LTDA forneça, em até 24 horas, os dados vinculados à conta usada para as ameaças. A ordem é de caráter emergencial e exige informações detalhadas, incluindo: “os IPs de acesso dos últimos 6 (seis) meses, portas lógicas de origem, data, hora, minutos, segundos e milésimos de segundos, bem como quaisquer dados cadastrais aptos a identificar o usuário responsável”.
Em caso de descumprimento, a empresa deverá pagar multa diária de R$ 2 mil, que pode chegar a R$ 100 mil. O Google foi contatado pelo veículo, mas não respondeu até a publicação da reportagem.
O advogado de Felca, João de Senzi, elogiou a rapidez do Judiciário, revelando que a liminar foi concedida apenas 29 minutos após o protocolo do pedido. “Agora nós encaminharemos a decisão ao Google que deverá afastar o sigilo das comunicações e fornecer, no prazo de 24h, os dados telemáticos”, afirmou.
As ameaças surgem um dia após a prisão do paraibano Hytalo Santos e de seu marido, Israel Nata Vicente, conhecido como Euro. O casal foi detido na sexta-feira (15), por determinação da Justiça da Paraíba.

Relembre o caso
As denúncias contra Hytalo ganharam repercussão nacional após a publicação do vídeo de Felca, em 6 de agosto. No material, Bressanim expõe supostos casos de exploração infantil nas redes sociais, citando o influenciador paraibano, além de mencionar festas e conteúdos impróprios envolvendo a influenciadora Kamylinha e outros criadores de conteúdo “teen”.
A partir da repercussão, o Ministério Público da Paraíba solicitou medidas judiciais. Segundo a CNN, as investigações seguem em duas frentes: uma cível, conduzida pelo Ministério Público, e outra criminal, sob responsabilidade da Polícia Civil, ambas apurando possíveis violações ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques