Não é fácil estar diante dos olhares – e julgamentos – de milhões de pessoas… Nesta terça-feira (20), Fernanda Lima fez uma reflexão sobre os primeiros anos de sua carreira na TV, quando se aventurou como atriz. A apresentadora recordou os ataques e duras críticas que recebeu durante o período que estrelou as novelas “Bang Bang” e “Pé na Jaca”, e contou como enxerga toda essa situação hoje em dia.
Após anunciar o fim de seu contrato com a TV Globo, Fernanda revirou o baú e disse ter assistido pela primeira vez às cenas que protagonizou. “Acabei mergulhando em meu passado para buscar algumas cenas das duas novelas que vocês pediram. O que era pra ser uma busca rápida e divertida acabou mexendo fundo em mim”, disse ela, que resgatou e compartilhou alguns trechos dos folhetins em seu Instagram.
Segundo Fernanda, os trabalhos como atriz surgiram da ausência de projetos na emissora em que ela poderia fazer o que realmente queria. “Nunca fui atriz e não estudei pra esse lindo e difícil ofício, porém assim que minha participação no ‘Video Game’ se encerrou em 2005, na falta de algum programa pra apresentar, fui testada para o papel de Diana Bullock em ‘Bang Bang’, novela faroeste da Globo. Passei. Me joguei completamente naquela aventura, talvez para driblar a minha nenhuma experiência como atriz”, comentou.
No fim das contas, a produção tornou-se um fiasco para a época – o que acabou respingando na estreia de Fernanda como atriz e resultando em um “massacre”. “Foi duríssimo. Todos os problemas que a novela enfrentou foram creditados a mim. A imprensa me massacrou. Sofri, chorei, ralei muito para dar o melhor que pude quando nem força tinha mais”, lembrou ela.
Ainda assim, a artista arrematou mais um papel de destaque em “Pé na Jaca”, e não fugiu da responsabilidade. “Quando terminou, fui escalada para encarar mais uma protagonista, a top model metida a besta Maria Bô, de ‘Pé na Jaca’. Como sou destemida e não gosto de me esconder, me joguei novamente. Ainda sem muita experiência, cheguei a me divertir com o texto leve e às vezes nonsense”, pontuou.
Por fim, Fernanda deixou as novelas para trás e resolveu focar nos trabalhos como apresentadora, quando esteve à frente de atrações como o “Amor & Sexo”, “Pop Star”, “Superstar”, “Por Toda a Minha Vida”, entre outros. 15 anos depois, a artista contou como se sentiu ao ver pela primeira vez tudo o que fez quando era atriz.
“Nesses anos todos, nunca assisti sequer uma cena que gravei (tenho curiosidade de saber como um ator com tantas cenas consegue assistir ao que está fazendo). Só agora tomei coragem e consegui analisar meu trabalho. Ri bastante dos textos do autor Carlos Lombardi, me emocionei, acompanhei a trama com curiosidade e simpatia e tive vontade de rever todos os amigos que fiz ali”, mencionou.
Diante de tudo o que aconteceu, a estrela do GNT reconheceu que poderia até ter abandonado o ofício na TV. “Vejo nas cenas uma atriz inexperiente, mas com muita paixão e vontade de fazer direito. Mas sei que ser ator requer muito mais. Agradeço àqueles que me incentivaram e apoiaram naquela época. Hoje tenho a certeza que aquele não era meu sonho, mas se fosse, talvez eu tivesse desistido. A maturidade é mesmo coisa muito boa”, encerrou. Veja abaixo:
Na semana passada, Fernanda Lima já havia anunciado que seu contrato com a TV Globo chegou ao fim, após 17 anos de casa. “Depois de 17 anos juntos, resolvemos abrir a relação. O amor continua, agora com outros arranjos. Sim, meu contrato com a Globo chegou ao fim e é hora de outros voos. Agradeço à Rede Globo por todas as belezas que construímos juntos”, disse ela. Vale lembrar que, nos últimos anos, a emissora tem optado por fazer contratos por obra certa com muitos de seus artistas, sem a antes costumeira exclusividade com seu elenco.