“Quantos likes essa princesa merece?”. Bom, agora ficará mais difícil saber, depois dos testes iniciados pelo Instagram nesta quarta-feira (17). A rede social parou de exibir o número de curtidas nos posts do feed. E a medida deu muito o que falar! Foram vários as celebs que se pronunciaram sobre o assunto, que se tornou um dos mais comentados nas redes sociais.
O cantor Luan Santana foi um dos que defendeu que as curtidas fossem ocultas. “Somos mais que números e aprovações… somos além! Temos motivo para celebrar hoje, parabéns amigos do @instagram!”, celebrou ele, em um post na rede. Assim como o astro, a atriz e cantora Cleo se pronunciou sobre o caso, e brincou: “Quem vê like não vê coração”. Apenas verdades, né?
Alguns youtubers também se posicionaram muito à favor do teste! Como foi o caso de Felipe Castanhari, que comemorou: “Viva o fim do LIKE!”. Para ele, as pessoas ficarão muito menos frustradas com números, se preocupando muito mais com o que compartilham. “Já vi muitos se frustrando simplesmente por não ter um número “x” de likes em determinada foto, e isso faz mal. Não vendo o número de likes temos uma coisa a menos para se comparar com os outros”, escreveu.
Viva o fim do LIKE!
Já vi muitos se frustrando simplesmente por não ter um número “x” de likes em determinada foto, e isso faz mal. Não vendo o número de likes temos uma coisa a menos para se comparar com os outros e de quebra ainda reparamos mais no conteúdo e menos em um número— Felipe Castanhari (@FeCastanhari) July 17, 2019
Já Felipe Neto criticou a rede social. Assim, mostrou acreditar que isso seria melhor para os usuários. “A rede social mais falsa e propagadora de mentiras da história da internet. Fotos manipuladas, ideal de vida perfeita, tudo isso em busca apenas de LIKES. Talvez agora comecemos a ver a verdade. Menos facetune, mais vida real”, disparou.
Sou defensor do fim do like no Instagram!
A rede social mais falsa e propagadora de mentiras da história da internet. Fotos manipuladas, ideal de vida perfeita, tudo isso em busca apenas de LIKES.
Talvez agora comecemos a ver a verdade. Menos facetune, mais vida real.
— Felipe Neto (@felipeneto) July 17, 2019
Nossa BibiConfeiteira, Juliana Paes, compartilhou um post interagindo com seus seguidores sobre o assunto. E nas respostas, Marcos Palmeira também deixou sua opinião. “Eu acho bom”, declarou o intérprete do antigo amor de Maria da Paz. Na publicação, outras personalidades como Helen Ganzarolli também deixaram seu apoio.

Xanddy, vocalista do Harmonia do Samba seguiu a onda de comemorações e deixou seu convite à reflexão dessa história toda. “Não contabilize. Viva! Se desapeguem das curtidas e apreciem a vida, a história, a arte!! O que te agrada? O que é referência pra você? O que te faz feliz? Reflita”, publicou ele.
A atriz Fernanda Rodrigues compartilhou a arte do poeta Bráulio Bessa abordando a questão, e recebeu reações de vários celebs em concordância, como Ingrid Guimarães. O texto dizia: “Quando a curtida sumiu também sumiu a vaidade que alimenta a disputa de tal popularidade. Relaxe, não enlouqueça talvez assim apareça quem lhe curta de verdade”.
Ana Clara Lima, que esteve no “Big Brother Brasil 18”, já aproveitou a falta de preocupação com números pra deixar seu close na rede! “Plenitude depois dessa atualização PERFEITA do Instagram! Agora só falta fazer uma eliminação automática dos perfis que comentarem ofensas, imbecilidades e ou opiniões que ninguém pediu na foto dos outros”, pediu ela. Também sonhamos com isso! Kkk Outro influencer, Leo Picon, brincou sobre o assunto, ao postar várias fotos seguidas: “F*da-se os likes”.
E não faltaram memes para definir essa crise existencial da Internet brasileira! Há os que ficaram super felizes e empolgados pra encher o feed sem preocupação. Mas também alguns que não ficaram contentes, por não poder ostentar aquela foto bombada! No geral, a maior parte das reações foram HILÁRIAS! Kkkk Confira:
e o instagram que tirou os likes kkkk
acabou pra foto mais curtida, peninha kkkkkk pic.twitter.com/ejnnyYTNN4
— preguicento (@umpreguicento) July 17, 2019
o instagram: tira likes de postagens
o ovo do instagram: pic.twitter.com/2oYcCIxI2f
— Sarinha (@BySaraMB) July 17, 2019
E o Instagram tirou a quantidade de curtidas
Blogueira sem mimos / eu sem flop pic.twitter.com/SeevH6tnhA— normal @luanmansur (@mansurzinho_) July 17, 2019
E o Instagram que tirou as curtidas. agora posso postar minhas fotinhas sem medo do flop pic.twitter.com/DH9ZlyjGfA
— Moy CL ? (@MoiiCL) July 17, 2019
ninguém:
absolutamente ninguém:
O Instagram após qualquer atualização:
pic.twitter.com/LfziqQ8jM8— Andrei (@andreisou_za) July 17, 2019
"instagram acabou com os likes, é a revolução comunista": bolsonaro, carluxo pic.twitter.com/VmTxQBOY7D
— cynara menezes (@cynaramenezes) July 17, 2019
As blogueiras quando perceberam que o Instagram não mostra mais os likes das publicações delas pic.twitter.com/xrzaS4QSme
— Mark (@Markridle0) July 17, 2019
Sobre o sumiço dos likes q o Instagram fez.. eu não sou famosinho msm pic.twitter.com/H3kr8HCblh
— Faz Gostoso (@lucasb_s) July 17, 2019
Eu indo comemorar que o Instagram sumiu com as curtidas/// o Instagram caiu pic.twitter.com/UC16s8syYb
— Eduardo Lopes (@oxent_eduh) July 17, 2019
E o Instagram tirando os likes.
Eu e minhas 15 curtidas: pic.twitter.com/RMF7A5e7Tc— SaraCHENKO e ELLOCO (@saraquelm) July 17, 2019
e o instagram que tirou as minhas curtidas mixurucas
só eu posso ver meu flop pic.twitter.com/fJvhKHgoqL— barbiequeen (@barbiecrossfoxx) July 17, 2019
E o Instagram começou a testar tirar as curtidas das fotos, só o dono da conta vai ver quantas curtidas teve. Odiei. pic.twitter.com/RcyhOzIo9y
— Tarcisio Vieira (@TarcisioBall) July 17, 2019
finalmente eu vou poder postar minhas fotos no instagram sem ter aquela paranoia de ficar comparando as curtidas com as dos outros e me sentir lixo pq tenho menos, ou de ficar achando que alguém tá fazendo piada com o meu flop
obrigada instagram, minha saúde mental agradece pic.twitter.com/UEWlh6723a
— gi loves brie ? (@itsbrielarsxn) July 17, 2019
"Instagram Brasil começa a remover as curtidas das publicações"
Blogueiras: pic.twitter.com/eciQytNogN
— Thiago Mavá (@thiagomava) July 17, 2019
Olá Instagram, você poderia retirar também os comentários "kd Harry Potter?". Obrigada!
— Netflix Brasil (@NetflixBrasil) July 17, 2019
Entenda
Após quase três meses de teste no Canadá, a nova atualização já está sendo avaliada no Brasil. Com isso, o aplicativo removerá o número total de curtidas em fotos e visualizações de vídeos no feed e no perfil de determinados usuários da rede para iniciar o teste. Somente o dono de cada conta poderá ver o número total de engajamento de sua publicação.
De acordo com o Instagram Brasil, o teste tem o objetivo de fazer os usuários da plataforma se concentrarem mais no conteúdo dos posts do que em seu crescimento. “Iniciamos esse teste porque queremos que os seguidores se concentrem mais nas fotos e vídeos que são compartilhados, do que na quantidade de curtidas que recebem”, eles reforçaram em um comunicado.
Segundo a rede social, há uma espécie de ‘competição’ por likes entre os seguidores, que não deveria existir. “Não queremos que as pessoas sintam que estão em uma competição dentro do Instagram e nossa expectativa é entender se uma mudança desse tipo poderia ajudar as pessoas a focar menos nas curtidas e mais em contar suas histórias”, explicaram.

A primeira ideia da nova função surgiu no final de abril e foi divulgada pelo site ‘Fast Company’. De acordo com a publicação, a mudança foi baseada na preocupação crescente da contagem de curtidas estar ligada negativamente à saúde mental. Em 2016, o co-fundador do Instagram, Kevin Systrom, já havia falado sobre isso ao revelar ao TechCrunch que o Instagram Stories foi desenvolvido justamente para os usuários escaparem do estresse pelo número de curtidas.
No começo de maio, um teste da função foi iniciado no Canadá e parece estar dando certo. “Estamos muito animados com os resultados iniciais, mas ainda é preciso estudar ainda mais sobre como isso afeta a experiência do usuário na plataforma”, disse o comunicado, explicando a expansão do teste para o Brasil.
E aí o que acham? Será que a função vai se tornar definitiva?