Gaby Amarantos surpreendeu os seus seguidores no último domingo (10) ao revelar o método que utilizou para perder 14 kg. A cantora contou que vem mudando seus hábitos alimentares, além de aderir práticas de lavagens intestinais e realizar trilhas.
“Tirei uns dias pra cuidar da saúde e já emagreci 14kg num mergulho na alimentação biogênica. Quem diria que fazer ‘a chuca’ me faria tão bem, sim, eu tenho feito enemas, bebido muito suco vivo, comida viva, trilha, caminhadas e me sentido leve e mais conectada comigo e com a natureza”, relatou. “[…] Mamãe tá acesa e aberta para as coisas lindas que o universo ainda quer me proporcionar”, finalizou a artista ao compartilhar fotos de biquini.
Ver essa foto no Instagram
O que é a alimentação biogênica?
Para o gshow, a nutricionista Paola Reis contou que a chamada “biogenia” vai além da dieta. Ela também é um estilo de vida que se baseia em comidas “vivas” – alimentos que não foram cozidos ou processados em alta temperaturas – e que preza pela alimentação por necessidade, e não por prazer ou simples vontade. Entre os alimentos ingeridos ao seguir a dieta, destacam-se os brotos, sementes germinadas, frutas e hortaliças cruas, excluindo as opções processadas ou com o uso de hormônios ou antibióticos.
Segundo a especialista, o organismo começa a se adaptar a esta prática em poucos dias. Mas, em alguns casos, o corpo pode começar a manifestar alguns sintomas: “Conseguimos iniciar uma adaptação dessa prática em uma semana, mas nosso corpo começa a sentir essa mudança e se manifestar com alguns sinais como: desconfortos abdominais, dores de cabeça ou tonturas, por conta da hipoglicemia que pode acontecer – digo pode, não é regra.”
Já o nutricionista Felipe França contou à CNN os benefícios atribuídos à alimentação biogênica e a ingestão de alimentos mais nutritivos. Dentre eles, estão a melhora da saúde em geral, aumento de energia, melhora da digestão e fortalecimento do sistema imunológico.
No entanto, o profissional alerta que a forma de alimentação não é indicada para todos aqueles que buscam apenas perder peso. Segundo ele, o foco principal não é a perda de peso, mas a busca por uma saúde mais integral e por alimentos de maior qualidade. “Muitas pessoas podem se beneficiar dessa abordagem, mas é importante sempre consultar um nutricionista caso deseje fazer alterações bruscas na alimentação, mesmo que para algo mais natural”, ressaltou.
Além disso, França explicou o porquê dos “enemas”. O tal procedimento que, segundo o profissional, envolve a introdução de líquido (geralmente água) no reto e cólon, é fundamental para limpeza ou fins terapêuticos. “A Gaby Amarantos mencionou que tem feito enemas, o que pode ser parte de uma prática de auxílio à desintoxicação. No entanto, a realização deve ser feita com cautela e sob a orientação de um profissional de saúde, pois pode apresentar riscos se não for feita corretamente”, afirmou.
Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques