O ícone da televisão brasileira — e nossa amiguinha de todos os dias — Palmirinha Onofre, morreu neste domingo (7), aos 91 anos. A notícia foi confirmada pela família, que apontou a causa da morte como uma decorrência do agravamento de problemas renais crônicos.
Em publicação divulgada no perfil de Palmirinha no Instagram, os entes queridos da culinarista iniciaram: “A família, consternada e inconsolável, comunica o falecimento de Palmira Nery da Silva Onofre, a Vovó Palmirinha, aos 91 anos, ocorrido hoje, 7 de maio, às 11h20 em decorrência de agravamento de problemas renais crônicos. Ela estava internada na Unidade Paulista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, desde o dia 11 de abril”.
Na sequência, eles relembraram a trajetória de sucesso da figura lendária da TV. “Palmirinha era considerada a vovó mais querida do Brasil por sua atuação de décadas como apresentadora de programas de culinária na TV aberta e fechada. Seu jeito simples e cativante de apresentar suas receitas foi o que possibilitou ganhar uma legião de fãs, amiguinhas e amiguinhos, como os chamava”, escreveram.
A família ainda fez uma bela homenagem ao relembrar a luta de Palmirinha para dar uma vida melhor a todos: “Exemplo de mãe que sempre batalhou para sustentar sua casa, dar educação e uma vida digna com qualidade para suas filhas, Palmirinha é referência de mulher guerreira que também soube empreender e superar as dificuldades da vida”. A estrela deixa três filhas, Tânia, Sandra e Nancy, seis netos e seis bisnetos.
Palmirinha estreou tarde na TV, aos 63 anos, mas fez história em sua trajetória. Sua primeira aparição foi ao participar de uma matéria do programa de Silvia Popovic, na TV Bandeirantes, em 1994. Assim, ela foi descoberta por Ana Maria Braga, na época à frente do “Note e Anote”, da Record TV. Palmirinha permaneceu no programa da apresentadora por 5 anos, e de lá seguiu para a TV Gazeta, onde apresentou o “TV Culinária” por 11 anos. Na sequência, Palmirinha migrou para a TV fechada, na qual teve a oportunidade de apresentar o “Programa da Palmirinha”, no canal Bem Simples/FOX Life, até 2015. O último trabalho da culinarista nas telinhas foi no reality “Chef ao Pé do Ouvido”, do GNT, em que Palmirinha serviu como jurada.
Nas redes sociais, Ana Maria Braga lamentou sua morte. “Minha grande amiga Palmirinha. Mãe, amiga e irmã que a vida me deu. Hoje o céu tá mais doce com a tua chegada! Sorte de quem teve o privilégio de tê-la por perto. Meus sinceros sentimentos para toda família. Obrigada por tudo”, escreveu, compartilhando também alguns momentos das duas juntas.
Nossos sentimentos à família, aos amigos e aos fãs dessa figura icônica, que sempre será nossa amiguinha preferida da TV.