Nesta quarta-feira (28), Isabel Veloso, influencer que enfrenta um câncer de Linfoma de Hodgkin, publicou uma carta aberta nas redes sociais. O texto é dedicado ao primeiro filho e veio em meio às críticas que a jovem vem enfrentando após sua médica afirmar que seu caso não é terminal.
“Um dia a mamãe quer olhar pra você e dizer o quanto eu sinto por ter que sentir meus sentimentos, e falar que nunca foi culpa sua. Que todas as vezes que a mamãe se sentiu insegura e com injustiça, nunca foi pra você sentir também. Eu espero que você possa sentir somente o meu amor por você, e o quanto é amado por nossa família”, começou Veloso.
Ela continuou, afirmando esperar “viver o suficiente” para compartilhar experiências com a criança: “Mamãe também espera, um dia, viver o suficiente pra contar pra você tudo aquilo que a mamãe enfrentou, mas que se pudesse, enfrentaria tudo de novo, e de novo, e de novo, só pra você vir ao mundo. Nada do que vivi foi por acaso, e sei que Deus já havia planejado você muito antes de eu mesma nascer. Sua história foi escrita e desenhada por Ele, e já és tão amado”.
“Que cada segundo que você passe dentro de mim, seja um segundo a mais de felicidade. Mamãe muitas vezes teve que ser corajosa, mesmo sem ter forças pra ser; e quero que você seja assim. Com uma coragem e força imensa. E sei que será, pois é isso que transmite pra mim. Eu amo você. E ninguém nunca vai entender o quanto eu amo você”, concluiu.
Ver essa foto no Instagram
Polêmica
Isabel Veloso viralizou nas redes sociais ao compartilhar seu tratamento contra o câncer de Linfoma de Hodgkin. Diagnosticada com a doença em 2021, ela não respondia mais ao tratamento nos últimos meses. No início de agosto, a influenciadora enfrentou críticas após anunciar sua gravidez, fruto do casamento com Lucas Borbas, enquanto estava em cuidados paliativos.
Nesta terça-feira (27), a jovem foi alvo de novos comentários depois que a médica Melina Branco Behne, responsável pelo tratamento de Isabel, detalhou o atual quadro de saúde da influenciadora. Em entrevista ao Gshow, a profissional revelou que o tumor de Isabel está “pequeno” e que ela não está em estado terminal.
Behne, que possui pós-graduação em cuidados paliativos e cannabis medicinal, explicou que o crescimento do tumor de Isabel está “estagnado”. “O quadro clínico da Isabel está estável, o tumor está pequeno, com crescimento estagnado e ainda com o controle importante dos sintomas que ela sentia – que eram dores e falta de ar. Agora, o que está sentindo são as ânsias e os vômitos, comuns no início da gestação“, explicou a especialista.
A médica também afirmou que Isabel possui um tipo de câncer que não responde mais aos procedimentos curativos, e, por isso, os cuidados são paliativos. “O que fazemos são cuidados paliativos. Na prática, significa que, não tendo mais o tratamento, a cura, para a doença do paciente, nós vamos focar em controlar os sintomas. E assim garantir que todas as necessidades do paciente e dos familiares sejam atendidas“, esclareceu.
“A Isabel está em acompanhamento paliativo porque teve retorno da atividade tumoral e efeito colateral das quimioterapias realizadas. Ela ficou com neuropatia periférica, gerando dores fortes e crônicas. E, com isso, decidiu não continuar mais o tratamento quimioterápico“, descreveu Behne.
Por fim, Behne esclareceu a diferença entre estágio terminal e cuidados paliativos. “A Isabel não está em estágio terminal! E sim, apenas, sob cuidados paliativos. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), os cuidados paliativos são uma abordagem que visam melhorar a qualidade de vida de pacientes e familiares que enfrentam problemas associados a doenças graves, incuráveis e que ameaçam a vida – por isso podemos dizer que ela está em cuidados paliativos. Já o estágio terminal é um termo usado para se dirigir ao paciente que o processo ativo de morte já se iniciou e não tem retorno“, concluiu.
Isabel Veloso se pronunciou
Após a publicação da entrevista, a influenciadora Isabel Veloso se manifestou nos stories do Instagram nesta terça-feira (27). Ela respondeu às críticas surgidas após a médica Melina Branco Behne informar que seu câncer não está em estágio terminal. “Minha doença era terminal devido a uma data prevista que eu tinha de tempo. Eu tinha um tempo estimado de vida e não era certeza que a minha doença iria se estabilizar. Mas ela se estabilizou e eu passo a não ser chamada de uma paciente terminal. Eu sou uma paciente em cuidados paliativos“, disse.
A influenciadora ressaltou que o termo “cuidados paliativos” também está presente em sua bio nas redes sociais. “Nos cuidados paliativos, entram pessoas que não têm visão de cura da doença. Então, muito obrigada por finalmente estarem postando a realidade das coisas e não ocultando os fatos, para que mais pessoas desinformadas venham falar ‘titica de galinha’ na internet. Eu estou sumida por justamente estar cansada dos comentários ridículos desse jeito e eu só estou esperando que a justiça seja feita a algumas pessoas, dentro de medidas cabíveis. Somente isso. Acho que agora as pessoas vão entender o que é um cuidado paliativo“, completou. Veja:
Isabel Veloso se manifesta após médica dizer que seu câncer não é terminal – Parte 1 pic.twitter.com/ATKzztyvS4
— WWLBD ✌🏻 (@whatwouldlbdo) August 27, 2024
Isabel Veloso se manifesta após médica dizer que seu câncer não é terminal – Parte 2 pic.twitter.com/zdavTo9ITw
— WWLBD ✌🏻 (@whatwouldlbdo) August 27, 2024
Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaquesIsabel Veloso se manifesta após médica dizer que seu câncer não é terminal – Parte 3 pic.twitter.com/u0Pnar6ZpA
— WWLBD ✌🏻 (@whatwouldlbdo) August 27, 2024