Isis Valverde se pronunciou após a vida amorosa de sua mãe, Rosalba Nable, virar debate nas redes sociais. Nesta quinta-feira (29), a atriz publicou um vídeo em seu perfil Instagram e saiu em defesa da pedagoga, que, recentemente, revelou o namoro com um homem mais jovem.
No relato, a artista criticou que os comentários relacionados à idade se tornaram frequentes na vida de sua mãe. “Virou uma coisa recorrente na vida de uma pessoa que eu amo muito, uma exposição totalmente desnecessária, uma exposição que julga o corpo dessa pessoa, que é a minha mãe. A idade dela, as escolhas dela, as regras dela e a vida dela por conta da ideia”, apontou ela.
Atualmente com 36 anos, Isis afirmou já ter sofrido com preconceitos vindos do etarismo. “Você que tem 20 até 25 anos, você não vai saber o que é isso, porque eu também não sabia. Eu tenho 36 anos e acho que posso dizer que já sofri as regras do etarismo. Eu me senti empurrada, pressionada, quando eu fiz 30 anos de idade. Depois disso eu me senti julgada, as roupas que eu uso, a forma como eu me comporto, dizendo que eu sou muito velha pra isso… porque eu tenho 36 anos, eu tô quase velha”, continuou.
Porém, ao ver as críticas em torno de Rosalba, a atriz resolveu lançar um questionamento para os seguidores: “E depois que você tem 40? E depois que você tem 50? E depois que você tem 60? Que é o caso da minha mãe. Minha mãe vai fazer 60 anos e é uma mulher totalmente livre, totalmente dona de si, independente, maravilhosa, solteira, e que decidiu ter um namorado”. Contudo, segundo a mineira, o companheiro da mãe foi tratado como se fosse seu filho.
“Julgamentos podem sim culminar no final de um relacionamento, em uma briga, em um desentendimento. Pode acabar destruindo a felicidade de uma pessoa. O amor é livre, pra você amar não existe regra”, relembrou Isis. E acrescentou: “A idade não é uma caixa. Ser mulher já é uma caixa muito pesada pra gente carregar, e a gente está abrindo aos poucos os buraquinhos nessa caixa”.
Por fim, a morena revelou o status de relacionamento de Rosalba. “A minha mãe está muito feliz com o namorado dela, independente da idade dele e independente da idade dela”, concluiu.
Na legenda da publicação, a ex-global reforçou a crítica aos haters. “Seguimos sendo julgadas pela nossa idade. Assim como somos pelas nossas escolhas, pelos nossos corpos… Ser mulher é sempre nadar contra essa correnteza que a sociedade ainda insiste em jogar nas nossas águas. No entanto, nossa idade é apenas. Um número. Ela não invalida nossos desejos, nossas experiências, nossa sabedoria. Nossa história e nosso desejo de futuro são intranferíveis e inegociáveis. Somo livres, e assim seguiremos. Mesmo que pra isso precisemos continuar remando contra a maré!”, escreveu a atriz na postagem. Confira a íntegra:
Além de Isis, Rosalba também postou um desabafo em seu próprio perfil. “O tempo todo precisando provar, validar, mostrar. E depois de tantas batalhas, pronta para ser simplesmente feliz, você, mulher, se depara com uma cobrança: não pode envelhecer. Os anos têm que, obrigatoriamente, te transformar em outra pessoa”, disse a pedagoga.
“Suas qualidades e encantos desaparecem. Você deixa de ser interessante e passa a ser um número de aniversários feitos. Quanto preconceito, principalmente das próprias mulheres. Pasmem. Até os elogios, são um insulto. E você percebe que se for ouvir tanto absurdo, você começa a acreditar que já não pode sonhar, nem amar, nem se permitir”, lamentou ela. Confira: