Quando Jennifer Lawrence conquistou o maior papel de sua carreira como a heroína Katniss Everdeen na saga de “Jogos Vorazes“, ela sabia que iria enfrentar vários desafios, mas não imaginou que seria pressionada a perder peso pelos produtores do longa. A atriz bateu um papo com Viola Davis no especial “Actors on Actors”, liberado pela Vanity Fair nesta quarta-feira (7), e recordou como o filme mudou sua vida.
“Esses livros eram enormes e eu sabia que o público era infantil. Lembro que a maior conversa era ‘Quanto peso você vai perder?'”, revelou ela. Na época, Jennifer tinha apenas 22 anos, mas estava bem ciente da influência de sua personagem sobre os fãs. “Além de eu ser jovem e estar crescendo e não querer fazer dieta… não queria que todas as garotas que iriam se vestir de Katniss sentissem que não podiam porque não eram de um certo peso. Eu não podia deixar isso penetrar em meu cérebro”, acrescentou.
Davis então perguntou o quanto da experiência afetou seu amor pela atuação. Lawrence respondeu que terminou buscando um equilíbrio entre os longas que era escalada, mas demorou para conseguir encontrar o tipo de produção que realmente a agradasse.
“Eu faço isso desde muito jovem. Quando ‘Jogos Vorazes’ foi lançado, eu não podia realmente ser apenas uma observadora da vida porque todo mundo estava me observando. Eu podia sentir meu ofício sofrendo. E eu não sabia como consertar. Eu estava lutando, tentando consertar dizendo sim a um filme e depois tentando neutralizar isso com outro. E sem perceber que o que eu tinha que fazer era nada de filmes até que algo falasse comigo”, confessou.
A estrela conseguiu sua primeira indicação ao Oscar por seu papel no filme independente “Inverno da Alma” antes de ser escalada para a saga de sucesso, mas ela sabe que foi a ficção adolescente que marcou um ponto de virada em sua carreira e em Hollywood. “Quando estava fazendo ‘Jogos Vorazes’, ninguém jamais havia colocado uma mulher no papel principal de um filme de ação porque não funcionaria – porque nos disseram que meninas e meninos podem se identificar com um protagonista masculino, mas os meninos não podiam se identificar com uma protagonista feminina”, disse Lawrence.
Ela continuou: “Me deixa tão feliz toda vez que vejo um filme que acaba com todas essas crenças e prova que é apenas uma mentira manter certas pessoas fora dos filmes para manter outras pessoas nas mesmas posições em que sempre estiveram”.
Agora, Jennifer se prepara para assistir ao prequel de “Jogos Vorazes”, que chega aos cinemas em 2023. “Estou muito animada com a prequel. Nunca nada me fez sentir tão velho, a propósito”, brincou. “A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes” é estrelado por Rachel Zegler, Hunter Schafer, Peter Dinklage e também conta com Viola no elenco. Assista à entrevista completa: