A TV Globo demitiu José Dumont após o ator ser preso em flagrante com vídeos de pornografia infantojuvenil, nesta quinta-feira (15). Segundo a Polícia Civil do Rio de Janeiro, ele é investigado por pedofilia e estupro de vulnerável. Em um comunicado oficial, a emissora ressaltou a seriedade da acusação e confirmou que suspendeu o contrato de Dumont para “Todas as Flores”, novela que estreia em outubro no streaming do canal.
“O ator José Dumont estava contratado como obra certa especificamente para a novela ‘Todas as Flores’, a ser exibida no Globoplay. Diante dos fatos noticiados, a Globo tomou a decisão de retirá-lo da novela”, afirmou a emissora. “A suspeição de pedofilia é grave. Nenhum comportamento abusivo e criminoso é tolerado pela empresa, ainda que ocorra na vida pessoal dos contratados e de terceiros que com ela tenham qualquer relação”, acrescentou.
Na atração, Dumont interpretaria o vilão Galo, que alicia crianças em situação de rua e participa de um esquema de tráfico humano comandado pela comparsa Zoé (Regina Casé). A mau-caráter inclusive consideraria o malandro um mestre por tê-la ensinado todas as malvadezes que sabe. Os dois viveriam uma relação complicada, em clima de paixão e vilania.
O último trabalho de José Dumont na TV foi em 2021, como o coronel Eudoro em “Nos Tempos do Imperador“. Antes disso, o ator participou de outros projetos importantes para o cinema nacional, como os filmes “Abril Despedaçado”, estrelado por Rodrigo Santoro, e “Morte e Vida Severina”.
A prisão
José Dumont foi preso durante uma ação da Delegacia da Criança e Adolescente Vítima. A polícia apura um suposto envolvimento do ator, de 72 anos, com uma criança de 12 anos. De acordo com o Notícias da TV e informações das autoridades, Dumont teria oferecido ajuda financeira para um fã e, a partir disso, iniciado uma troca de beijos e carícias íntimas com o adolescente.
Câmeras de segurança teriam registrado essa aproximação e os contatos íntimos, cujas imagens teriam sido usadas como base para a abertura de um inquérito. Já nesta quinta, os agentes cumpriram um mandado de busca e apreensão na casa do ator. No local, os policiais encontraram imagens e vídeos de sexo envolvendo crianças – o que culminou na prisão de Dumont em flagrante.
Em nota ao hugogloss.com, a Polícia Civil do Rio de Janeiro explicou que o caso está sob sigilo. “De acordo com a Delegacia da Criança e do Adolescente Vítima (DCAV), o autor foi preso em flagrante pelo crime de armazenamento de imagens de sexo envolvendo crianças. A investigação está sob sigilo”, disse a corporação. Dumont foi levado à delegacia e está à disposição da Justiça.