Hugo Gloss

Julia Konrad faz forte relato sobre antigo relacionamento abusivo: “Fui estuprada e não sabia”; Após reação da web, Caio Paduan se manifesta

Julia Konrad e Caio Paduan. (Fotos: Francisco Cepeda / AgNews; Globo/Estevam Avellar)

Há algumas semanas, Julia Konrad deu um forte relato à revista Claudia, no qual revelou ter sofrido estupro conjugal — quando um companheiro força a relação sexual sem consentimento — em um relacionamento de anos atrás. Rapidamente, algumas pessoas cogitaram que a pessoa em questão teria sido Caio Paduan, que namorou com a atriz durante três anos. Nesta quarta-feira (15), ele quebrou o silêncio sobre o caso.

Forte relato de abuso

Em uma carta aberta, Konrad descreveu a primeira agressão sofrida e lembrou como seu consentimento não era respeitado no relacionamento abusivo. “Lembro de ter sido surpreendida pela força. Fui jogada na cama. Tentei beijá-lo para acalmar um pouco aquela afobação toda, mas de nada adiantou. Segundos depois minha roupa já tinha sido arrancada, ele tirava as calças com uma velocidade absurda, e antes que pudesse pensar em reagir, fui penetrada”, recordou.

Infelizmente, essa cena dolorosa se repetiu algumas vezes. “Esse foi o primeiro de vários estupros que sofria durante anos de relacionamento. A sociedade patriarcal nos ensina a normalizá-los, chamá-los de outros nomes, pois dessa forma fica mais difícil de identificar. Um desses nomes é ‘dever’. O ‘dever da mulher’, algo que era constantemente jogado na minha cara sempre que manifestava minha negativa ao sexo”, contou a atriz.

Apesar da rotina dolorosa, Julia sofreu calada por anos, receosa das consequências que poderia sofrer caso se manifestasse. “Mascarava a situação quando meu corpo, estremecido, reagia se afastando dele. Eu disfarçava, dizendo que eram só cócegas. Tinha medo do que ele faria se eu falasse a verdade. Acabei acreditando na narrativa de que o problema era meu, de que o problema era eu”, mencionou ela.

“Criei tática para tudo aquilo acabar o mais rápido possível — se eu ficasse de quatro e fingisse um orgasmo, ele gozava logo. E então poderia cuidar do meu corpo e mente dilacerados, e ganhar algumas semanas de sossego. Durante anos, fui estuprada sem saber, cumprindo meu ‘dever de mulher'”, completou a artista, que deu vida à Raimunda em “O Sétimo Guardião”.

Pelo Instagram, Konrad comentou o relato e deu mais detalhes desse relacionamento – sem citar nomes – pontuando o quanto foi complicado entender como a relação era abusiva. “Me reconhecer como vítima de violência doméstica não foi um processo fácil. Anos atrás, vivi um relacionamento abusivo onde fui vítima de violência psicológica, verbal e sexual. A elaboração desse tipo de trauma muitas vezes leva anos, e comigo não foi diferente”, escreveu.

Com sua voz, Julia alertou outras mulheres que podem estar encarando isso em seus relacionamentos e em suas casas. “Meu único objetivo é alertar mulheres para situações abusivas que possam estar vivendo neste momento. Durante o isolamento social, temos visto um aumento alarmante no número de casos de violência doméstica, mas ainda existe uma imensa subnotificação. Espero que meu relato possa ajudar mulheres a identificar violências sofridas, e que dessa forma consigam buscar ajuda psicológica e legal”, acrescentou. Confira:

Reação nas redes sociais

Pela web, muitos ficaram comovidos pelo forte relato de Julia. Além disso, usuários cogitaram que o relacionamento em questão teria sido com o ator Caio Paduan. Alguns até mesmo fizeram ligação com o desabafo da atriz Juliana Lohmann, que contou ter sido estuprada por um diretor famoso aos 18 anos – e revelou que, ao contar sua história para seu então namorado, teria ouvido um “Você quis” como resposta.

Tanto Julia, quanto Juliana, se relacionaram com Paduan. No entanto, nenhuma das duas expôs o nome de envolvidos em seus casos. Veja abaixo algumas reações:

Caio Paduan se manifesta

Julia Konrad e Caio Paduan se separaram em 2017, após três anos de relacionamento. Depois de ter sido ligado com a história da ex-namorada, o ator foi procurado pela colunista do jornal O Dia, Fábia Oliveira. Em resposta, sua equipe jurídica negou que ele tivesse qualquer conhecimento das queixas em questão. “Caio Paduan não sabe nada dos fatos e não responde a processo criminal ou mesmo a investigação”, disse sua defesa.

Até o momento, o ator também não se manifestou publicamente sobre o caso.

Sair da versão mobile