A Justiça do Rio de Janeiro decidiu, em sessão de julgamento realizada nesta terça-feira (4), se o artista Léo Maia é filho afetivo de Tim Maia. A decisão foi tomada de maneira unânime. De acordo com informações do f5, o reconhecimento de paternidade socioafetiva post mortem foi negado.
O argumento utilizado para esta conclusão foi o de que não há provas de que Tim quis ser pai de Leo enquanto ainda estava vivo. “A afeição e o tratamento carinhoso, especialmente após relação de padrasto e enteado, por si só, não pode ser tida como intenção de adoção, sob pena de atribuir vontades a pessoas que, em vida, não declararam de forma expressa”, afirmou trecho do documento.
O Tribunal de Justiça do Estado do Rio (TJ-RJ) considera Carmelo Maia o único filho de Tim. Léo ainda pode pedir um recurso ao Superior Tribunal de Justiça (STJ). Tanto Léo como Carmelo são filhos da mesma mãe, Maria de Jesus Gomes da Silva – também conhecida como Geísa.
Apesar disso, apenas Carmelo foi registrado pelo astro da MPB como filho. Ele entrou com uma ação indenizatória em 2019 para impedir o meio-irmão de cantar, citar e usar o sobrenome do pai. Desde então, os dois vivem um imbróglio na Justiça. A decisão sobre a paternidade de Léo veio poucos dias antes da 31ª edição do Prêmio da Música Brasileira, no qual Tim Maia será o grande homenageado da noite.