Kim Kardashian anuncia que irá “congelar” suas contas no Instagram e no Facebook; entenda o motivo!

Um tempo fora das redes! Kim Kardashian anunciou nesta terça-feira (15) que irá congelar suas contas no Facebook e Instagram por um dia. A iniciativa é para participar da campanha “Stop Hate for Profit” (“Dê um basta no ódio pelo lucro”, em tradução livre), que protesta contra a disseminação do discurso de ódio e desinformação nessas plataformas.

O movimento ganhou força em julho, ao fazer um boicote publicitário de um mês contra o Facebook. Mais de 1.200 empresas aderiram, incluindo grandes marcas como Unilever, Verizon, Adidas e Ford. Agora, a coalizão irá lançar “uma semana coordenada de ação no Instagram, incluindo a paralisação de 24 horas no compartilhamento da rede social”. O objetivo é “chamar a atenção do Facebook por seu papel no incitamento à violência, espalhando racismo e ódio, e contribuindo para a desinformação eleitoral”.

(Foto: David Livingston/Getty Images)

Com a participação de Kim, a causa recebeu ainda mais atenção, depois que a empresária divulgou em suas redes sociais. “Adoro poder me conectar diretamente com você através do Instagram e do Facebook, mas não posso ficar sentada e calada enquanto essas plataformas continuam a permitir a disseminação de ódio, propaganda e desinformação”, escreveu.

Ela ainda fez um convite para que seus seguidores se juntassem ao boicote: “A desinformação compartilhada nas redes sociais tem um sério impacto nas nossas eleições e mina a nossa democracia. Junte-se a mim amanhã, quando estarei ‘congelando’ minha conta do Instagram e do FB”.

“Nossas organizações, bem como outros especialistas, vêm alertando o Facebook há anos sobre o problema de grupos e indivíduos perigosos e potencialmente violentos que usam o Facebook. Mas, repetidamente, eles não ouvem”, disse a coalizão em um comunicado.

Além de Kim Kardashian, outros famosos como Katy Perry, Jennifer Lawrence, Ashton Kutcher, Jamie Foxx, Leonardo DiCaprio e Michael B. Jordan também participarão da campanha, “congelando” suas respectivas contas.