[Alerta de Gatilho] Tadinho do nosso João das Neves! A despedida de “Game of Thrones” não foi fácil para ninguém – nem para os fãs, nem para os criadores da série, nem para os atores. No entanto, o fim foi particularmente difícil para Kit Harington. Em nova entrevista ao jornal britânico The Sunday Times, o astro, que deu vida ao protagonista do épico de George R. R. Martin, revelou que enfrentou depressão, o alcoolismo e, ainda, lutou contra pensamentos suicidas após o término de sua jornada como Jon Snow.
Em seu desabafo, Harington explicou que os comportamentos destrutivos começaram enquanto a série ainda estava sendo gravada. Na época, rumores de que ele estaria “se comportando mal” e “aparecendo alcoolizado” nos sets de filmagem circularam na imprensa internacional. Tais relatos tomaram tamanha proporção que sua assessoria foi forçada a emitir um comunicado negando a veracidade dos episódios. No entanto, este não era o caso, e o ator realmente tornou-se um problema. “As coisas que aconteceram comigo desde o fim de Game of Thrones, e que aconteceram durante Game of Thrones, foram de natureza bastante traumática e incluíam o álcool”, declarou Kit.
De acordo com o marido de Rose Leslie, o abuso de substâncias o levou ao fundo do poço e ele passou a “sentir vergonha de quem era”. “Você chega a um ponto em que se sente uma pessoa má, se sente uma pessoa vergonhosa. E você sente que não há saída, é apenas quem você é”, confessou Harrington. Quando questionado se teria batalhado contra pensamentos suicidas, Kit, apesar de receoso, afirmou que a intensidade de sua depressão fez com que ele considerasse, sim, tirar a própria vida. “Vou te dar uma resposta a essa pergunta: a resposta é sim. Sim, claro. Passei por períodos de verdadeira depressão em que queria fazer todo tipo de coisa”, lamentou.
O ator, que hoje integra o elenco de “Modern Love”, da Amazon Studios, contou ao veículo que manteve seus problemas com o vício “muito discretos e incrivelmente secretos”, o que rendeu “uma grande surpresa para as pessoas ao meu redor” quando revelados. Harington também detalhou que lidou mal com a fama e se tornou um “idiota”. “Alguém me disse uma vez: ‘Quando você está sentado em uma mesa e todos ao redor dessa mesa, você está pagando, é quando você sabe que está com problemas'”, recordou.
Kit também revelou o motivo pelo qual finalmente decidiu abrir o coração e compartilhar com o mundo sua batalha contra o vício. “Talvez [falar sobre isso] ajude alguém, em algum lugar. Mas definitivamente não quero ser visto como um mártir ou especial. Eu já passei por algo, são minhas coisas. Se ajuda alguém, isso é bom”, afirmou.
Felizmente, este episódio tão sombrio na vida do astro teve um final feliz. Após o fim do seriado, Harington passou uma temporada no centro de reabilitação Privé-Swiss, em Connecticut, nos Estados Unidos. O estabelecimento oferece o único programa privado de retiro clínico holístico de luxo nos EUA. O local auxilia no tratamento de indivíduos “bem-sucedidos” que lutam com problemas de saúde mental, como depressão, ansiedade, transtorno bipolar, trauma e vício. A jornada pela recuperação, no entanto, não foi barata: cada mês de tratamento no local custa £95.000 (cerca de R$ 690 mil). Hoje em dia, a estrela de “GOT” está sóbria há dois anos e meio.
“Ficar sóbrio é o processo de dizer: ‘Não, eu posso mudar’. Uma das minhas coisas favoritas que aprendi recentemente é que o ditado ‘um leopardo não muda suas manchas’ é completamente falso: um leopardo pode sim mudar suas manchas”, insistiu. “Eu só acho que é a coisa mais linda. Realmente ajudou. Isso foi algo que eu meio que me apeguei – a ideia de que poderia fazer essa grande mudança fundamental em quem eu era e como conduzia minha vida”, concluiu Kit.
O intérprete de Jon Snow revelou, ainda, que, depois de deixar a clínica, aproveitou o período de quarentena causada pela pandemia da Covid-19 para relaxar. De acordo com o astro, ele e a mulher ficaram isolados em uma casa de campo e aproveitaram a tranquilidade do local para “ler livros, cuidar de plantas e refletir sobre a vida”. Não é à toa que saiu um baby João das Neves dessa viagem!
IMPORTANTE: Se você ou alguém que você conhece está passando por dificuldades emocionais ou considerando o suicídio, ligue para o ‘Centro de Valorização da Vida’ pelo número 188. O CVV realiza apoio emocional, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, email e chat 24 horas todos os dias. Para mais informações, clique aqui.