Hugo Gloss

Lady Gaga tem rosto censurado e performance cortada em transmissão chinesa do Oscar 2019; saiba detalhes

BEVERLY HILLS, CA - FEBRUARY 24: Lady Gaga, winner of the Music (Original Song) award for 'Shallow' from 'A Star Is Born,' attends the 2019 Vanity Fair Oscar Party hosted by Radhika Jones at Wallis Annenberg Center for the Performing Arts on February 24, 2019 in Beverly Hills, California. (Photo by Dia Dipasupil/Getty Images)

A musa Lady Gaga pode ter sido um dos maiores destaques na cerimônia do Oscar 2019 em todo o mundo… menos na China. Segundo o jornal Daily Mail, não só a diva teve seu rosto censurado na apresentação da categoria “Melhor Atriz” como sua performance de Shallow foi cortada da transmissão. E o motivo pode ter sido um encontro de Gaga com o líder Dalai Lama, tido como rival do país, em 2016. Ah pronto!

De acordo com a publicação britânica, a exibição da premiação mais importante do cinema no site da Mango TV, emissora chinesa ligada à popular Hunan Television, colocou um quadrado embaçado na frente do rosto da musa de “Nasce Uma Estrela”. O momento rolou na hora de mostrar as indicadas à categoria “Melhor Atriz”, na qual Gaga concorria mas perdeu para Olivia Colman, de “A Favorita”.

Gaga censurada?! (Foto: Reprodução/Weibo)

Além disso, a emissora também cortou a performance de “Shallow”, que Lady Gaga apresentou na cerimônia ao lado de Bradley Cooper, e retirou o nome da diva de seu site na seção que mostra os indicados ao Oscar deste ano. Dessa forma, a categoria “Melhor Atriz” só exibia os nomes de Olivia Colman, Glenn Close, Melissa McCarthy e Yalitza Aparicio. Mas, gente?

Não sobrou Gaga nem na seção de indicadas do site da Mango TV! (Foto: Reprodução/Weibo)

Na rede social Weibo, equivalente chinês ao nosso bom e velho Twitter, muitos fãs reclamaram da atitude do canal. “A forma como a Mango TV lidou com o assunto foi mais do que desrespeitosa. Espero que eles deem uma resposta aos fãs”, disse um usuário com mais de 2 milhões de seguidores. Segundo o Daily Mail, a emissora não se pronunciou sobre o assunto ainda — se é que vai.

Para muitos usuários do Weibo, o motivo pelo qual Gaga foi completamente censurada na transmissão online do Oscar 2019 na Mango TV é clara: em 2016, a diva se reuniu com o Dalai Lama, líder político e religioso do Tibete e tido como a principal figura separatista da região, que há anos luta para se separar dos territórios da China.

Dalai Lama nos Estados Unidos em 2017. (Foto: Getty)

Na época, especulou-se que a musa teria sido banida pelas autoridades chinesas de Pequim, o que teria resultado nos cortes feitos pela Mango TV, que é sediada na cidade. Apesar disso, a China Central Television Station, emissora oficial do país, exibiu o Oscar 2019 sem cortar Lady Gaga.

E não para por aí: a Mango TV também censurou o discurso do astro Rami Malek, vencedor do prêmio de “Melhor Ator” por seu papel como o ícone Freddie Mercury em “Bohemian Rhapsody”. Segundo a BBC, a emissora trocou a expressão “homem gay” por “grupo especial” no trecho da fala de Rami que faz referência à sexulidade do cantor. Mas, gente?! Assim fica difícil…

Sair da versão mobile