Segundo a Variety , na noite deste sábado (9), o lançamento do documentário de Lil Nas X sofreu um atraso após uma ameaça de bomba contra o rapper. A primeira exibição de “Lil Nas X: Long Live Montero” foi durante o “Toronto International Film Festival” (Tiff), no Canadá.
De acordo com a publicação, o artista já estava no local e se preparava para passar pelo tapete vermelho, quando a equipe de segurança recebeu um aviso da ameaça de um suspeito homofóbico. O explosivo estaria direcionado especificamente para Lil Nas X, que é negro e gay.
Após uma vistoria, os seguranças constataram que tudo não passou de uma falsa ameaça e o evento seguiu como planejado. Apesar disso, o encontro de Lil Nas com os fãs foi atrasado em cerca de 20 minutos. Os co-diretores do documentário Carlos López Estrada e Zac Manuel, e o editor Andrew Morrow, também estiveram no local.
Com a repercussão, os organizadores do evento se manifestaram sobre o caso. “No início desta noite, fomos informados pelo Serviço de Polícia de Toronto sobre uma investigação nas proximidades do tapete vermelho da exibição de ‘Lil Nas X: Long Live Montero’. Nossas medidas de segurança padrão permaneceram em vigor durante esse período e a triagem começou com um ligeiro atraso. Até onde sabemos, esta foi uma ameaça geral e não dirigida ao filme ou ao artista”, diz a nota.
Em 2017, o festival investiu em medidas mais rígidas de segurança cibernética depois que um hacker prejudicou as conexões WiFi em toda a cidade no Festival de Cinema de Sundance. Já em 2018, após ataques de terroristas locais, os organizadores introduziram cães farejadores na equipe durante as exibições.
Em entrevista para Variety, Lil Nas X contou qual impacto espera que seu filme tenha no público. O documentário acompanha a primeira turnê do artista e teve mais de 60 dias de filmagem. A produção promete trazer uma visão única da trajetória do cantor, inclusive os momentos mais emocionantes.
“Eu sei que durante a minha vida, enquanto estiver aqui, farei o meu melhor para ir além como pessoa negra queer”, disse. “Sinto que vivemos em uma geração onde as pessoas negras queer controlam a cultura e estão realmente ajudando a levar o mundo para um próximo nível. E acho que isso terá um efeito sobre a juventude que nos observa”, concluiu.
Durante a entrevista, após a exibição de “Lil Nas X: Long Live Montero”, o cantor prometeu o lançamento de um novo álbum em breve. Segundo ele, o projeto ainda terá inspirações de folk e funk brasileiro. OMG! “Quero ser um novo eu agora. Quero estar mais vivo. Tornei importante para mim neste último ano garantir que manterei minha criança interior viva, porque é isso que me mantém ativo e criativo”, explicou.