Liam Neeson é acusado de racismo nas redes sociais após admitir que queria matar “um homem negro” ao descobrir estupro de amiga

Liam Neeson tem uma carreira de respeito: astro de diversos filmes de ação, incluindo a franquia de sucesso “Busca Implacável”, o ator sempre se manteve longe de polêmicas… até agora. Em entrevista recente ao jornal The Independent para promover seu novo longa, “Vingança a Sangue Frio”, Liam falou sobre o sentimento da raiva e, para ilustrar a questão, mencionou uma história de seu passado.

“Há algo primitivo — Deus queira que você nunca tenha um membro da sua família machucado sob qualquer circunstâncias criminais”, ele disse à repórter. E hesitante, mas pensativo, continuou: “Vou contar a você uma, história. Isso é verdade”. Neeson, então, revelou que há um tempo, uma pessoa próxima à ele foi estuprada enquanto o ator estava fora do país. “Ela lidou com o estupro da forma mais extraordinária. Mas a minha reação imediata foi…”, ele fez uma pausa. “Eu perguntei se ela sabia quem era o culpado. Ela respondeu que não. Então eu perguntei a cor dele. Ela disse que era uma pessoa negra”, prosseguiu.

Liam contou que, depois disso, começou a perambular pela rua com um bastão, esperando ser abordado por alguém. Apesar de se dizer envergonhado pela atitude, o ator confessa que fez isso por uma semana, torcendo para que um “homem negro” saísse de um bar e tentasse iniciar uma briga com ele. “Para que eu pudesse… matá-lo”, admitiu. De acordo com o jornalista que escreveu a matéria, Clémence Michallon, o ator sabia que sua admissão era chocante e aterradora. Ele também contou que mentia para sua amiga que fora estuprada quando ela perguntava onde ele estava indo: “Eu dizia: ‘Estou indo dar uma volta’. E ela perguntava se algo estava errado, e eu dizia que não”. 

Liam Neeson em evento em outubro de 2018.(Foto: Mike Coppola/Getty Images)

Deliberadamente, o ator não deu muitos detalhes para proteger a identidade da vítima. “Foi horrível, horrível, quando eu penso naquela época, que eu fiz aquilo. E eu nunca admiti isso, e eu estou falando agora para uma jornalista. Deus me livre”, confessou. O ator Tom Bateman, co-astro de “Vingança a Sangue Frio” que estava junto na hora, soltou um palavrão, impressionado com a história. “Foi medonho. Mas eu aprendi uma lição com tudo isso, quando eventualmente eu pensei: ‘Que merda você está fazendo?'”, Liam relembrou.

O astro também explicou que entende a necessidade de vingança, mas que ela só atrai mais vingança e mais mortes. “Tudo isso que está acontecendo no mundo, a violência, é prova disso, sabe. Mas o desejo primitivo, eu entendo”, concluiu.

Nas redes sociais, as pessoas ficaram bastante surpresas — e indignadas — com a história:

https://twitter.com/arthurcurrys/status/1092471776448311298

Estamos até agora sem palavras. O que você achou da confissão?

* Leia também:

— OMG! Saiu o primeiro trailer do novo ‘MIB: Homens de Preto’ com Chris Hemsworth e Tessa Thompson; vem assistir!