Após a trágica morte de Liam Payne na última quarta-feira (16), uma autópsia parcial revelou a presença de um “coquetel de drogas” em seu sistema quando ele caiu da varanda de um hotel em Buenos Aires, Argentina. A imprensa local informou que a polícia está investigando funcionários do hotel CasaSur, suspeitos de terem fornecido drogas ao artista em uma caixa de sabonete.
Nesta segunda-feira (21), a ABC News divulgou os resultados dos testes toxicológicos, que confirmaram a presença de substâncias como cocaína, crack e benzodiazepínicos no corpo do cantor no momento de sua morte.
Além disso, o exame também detectou “cocaína rosa”, uma droga recreativa que normalmente combina metanfetamina, cetamina, MDMA e outras substâncias. Um tubo de alumínio improvisado, utilizado para consumir as drogas, foi encontrado no quarto de hotel de Payne, conforme revelaram fontes próximas ao caso.
Diante dessas descobertas, a polícia argentina começou a investigar dois funcionários do hotel, que podem ter contribuído para a morte de Liam. Uma fonte anônima do Ministério Público argentino, familiarizada com a investigação, informou que os promotores acreditam que as drogas foram adquiridas para Payne por um membro da equipe do hotel.
Em conversa com a revista People, a fonte mencionou que uma faxineira também é considerada suspeita.“Parece haver evidências de que um funcionário do hotel forneceu as drogas para Payne. Uma acusação por distribuição de drogas pode ocorrer em breve”, ressaltou.
Em uma declaração pública, o promotor responsável afirmou que todas as linhas de investigação estão abertas, incluindo a possibilidade de crime, devido à “morte duvidosa” de Payne. No entanto, ele explicou que “todos os indícios sugerem que o músico estava sozinho no momento da queda e apresentava sinais de um surto relacionado ao abuso de substâncias”.
A entidade também detalhou aspectos da queda: “Payne não demonstrou uma reação reflexa para se proteger, o que indica que ele pode ter caído em um estado de semi-inconsciência ou inconsciência total”. Além de investigar o papel das substâncias na morte, a polícia busca determinar se houve envolvimento de terceiros.
O corpo do ex-integrante do One Direction permanecerá na Argentina até que a autópsia completa seja concluída. O pai de Liam, Geoff Payne, chegou ao país na sexta-feira (18) para acompanhar o processo de repatriação do corpo, acompanhado pelo ex-segurança da boyband, Paul Higgins.