Lizzo faz post afiado após campanha polêmica de Sydney Sweeney para American Eagle

A campanha estrelada pela atriz tem causa um burburinho nas redes sociais

Lizzo foi mais uma artista que mandou uma mensagem bem direta sobre a campanha publicitária polêmica da American Eagle com Sydney Sweeney. A cantora fez uma publicação no Instagram para ironizar o comercial protagonizado pela atriz de “Euphoria“, que tem sido criticado por internautas ao redor do mundo.

O anúncio, que traz Sydney como novo rosto e voz da marca, tenta fazer um trocadilho entre “genes” e “jeans”. No filme publicitário, a atriz aparece posando com roupas jeans enquanto narra um texto: “Os genes são transmitidos de pais para filhos, muitas vezes determinando características como cor do cabelo, personalidade e até mesmo a cor dos olhos. Meu jeans é azul”. Essa fala chegou a ser acusada de ter conotações ligadas à ideia de eugenia e à exaltação de características físicas como cabelo loiro e olhos claros.

Lizzo, então, publicou uma foto em aparece vestindo roupas similares as de Sydney no anúncio acompanhada do texto: “Se os democratas vencerem as eleições”. Na legenda a cantora ainda escreveu: “Meus jeans são pretos”.

A postagem feita por Lizzo. (Foto: Reprodução/ Instagram)

 

Continua depois da Publicidade

Críticas à campanha

As críticas à campanha começaram logo após a divulgação do vídeo original pela American Eagle. Diversos criadores de conteúdo acusaram a marca de associar traços como olhos azuis e cabelos loiros a uma ideia de superioridade genética. “Quando essas características são consistentemente elevadas como excelência genética, sabemos aonde isso leva”, alertou um usuário do TikTok. Outro comentou: “Isso apenas ecoa a linguagem pseudocientífica de superioridade racial. Ao longo da história, essas características foram transformadas em armas para sustentar uma hierarquia racial”.

Doja Cat foi outra artista que ironizou a campanha. No TikTok, ela publicou um vídeo reproduzindo a fala da atriz no anúncio. No vídeo, ela aparece usando um sotaque exagerado, repetindo exatamente a fala do comercial. O clipe viralizou em pouco tempo e os comentários se dividiram entre elogios à ousadia da cantora e críticas à campanha. “Você sabe que é ruim quando até a Doja tira sarro disso”, escreveu um seguidor. Outro completou: “Nunca pensei que veria o dia em que Doja Cat zombaria de Sydney Sweeney, mas aqui estamos”.

Continua depois da Publicidade

Com o aumento da repercussão negativa, a American Eagle apagou o trecho mais criticado da campanha, mas manteve outras imagens e vídeos com Sydney em suas redes sociais. A atriz, que é um dos nomes mais requisitados da indústria atualmente, não se manifestou sobre o assunto até agora.

Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques