Maria do Céu Liberato, mãe de Gugu Liberato, revelou que o apresentador havia sido diagnosticado com aneurisma cerebral. A notícia foi confirmada no documentário “Gugu, Toninho e Augusto”, lançado pela plataforma +SBT.
“Ele tinha aneurisma na cabeça. Ninguém sabia, só eu. Ele tinha ido ao médico e ele disse que é aneurisma. Não pode bater, pois se bater estoura“, compartilhou dona Maria do Céu. Ela, no entanto, não revelou quando o filho recebeu o diagnóstico.
A revelação foi feita quando ela comentava sobre o acidente doméstico sofrido pelo filho, nos Estados Unidos. “[Gugu] Chegando lá, estava muito calor, que lá é muito quente. E ele perguntou para os filhos porque estava tão calor. Porque o ar-condicionado não estava ligado. E ele falou: ‘Eu vou ver o que está acontecendo’. E ele subiu no telhado“, lembrou.
A atitude de Gugu, em sua residência de Orlando, acabou culminando em uma queda, em 20 de novembro de 2019. Ele chegou a ser socorrido com um quadro de saúde considerado grave. Após avaliarem as imagens dos exames, os médicos confirmaram que Liberato apresentava um quadro irreversível de morte cerebral. O falecimento foi constatado no dia 21.
O apresentador morreu aos 60 anos. O laudo oficial da morte apontou múltiplas fraturas na cabeça, pescoço e torso, contusões torácicas e uma hemorragia cerebral. Embora dona Maria do Céu não tenha dado mais detalhes, o diagnóstico de aneurisma é dado quando uma parede de vaso sanguíneo – na maioria dos casos, uma artéria – apresenta uma dilatação anormal, provocada por vários fatores, como genética ou hipertensão.
A condição pode permanecer assintomática por anos, entretanto, caso se rompa, pode causar hemorragia e complicações graves, como danos neurológicos e até morte. O aneurisma pode ser identificado através de exames de imagem, como tomografia ou ressonância magnética. Quanto ao tratamento, medicamentos, cirurgias ou embolização são os mais aconselháveis.
Com direção de Michael Ukstin, supervisão de roteiro de Eli Ramos e autoria de Tom Anaya, o novo documentário foi lançado na data que marcou os cinco anos de falecimento de Gugu; e conta com cinco episódios sobre a história e a carreira do artista.
A Record TV, emissora a qual Gugu trabalhou nos 10 últimos anos que antecederam sua morte, também lançou um especial para falar sobre o apresentador, intitulado “Gugu, Simples Assim”. Em seu relato, dona Maria do Céu se emocionou ao revelar que os últimos momentos com o filho pareceram “premonitórios”.
“Aquele dia, ele ficou mais de três horas no meu quarto conversando comigo. E ele não costumava ficar assim tanto tempo… Daí ele me beijou e, quando foi abrir a porta pra sair, eu o chamei e dei um beijo nele. Parece que eu estava adivinhando e ele também. Era uma coisa, assim, que ele estava falando: ‘Eu não vou voltar’“, disse. João Augusto, Sofia e Marina, filhos do apresentador, bem como Rose Miriam, mãe do trio, também prestaram depoimento. Saiba mais, clicando aqui.
Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques