Em entrevista ao colunista Leo Dias, do Metrópoles, nesta quinta-feira (25), a mãe de Jeff Machado, Maria das Dores, afirmou que o filho pode ter sido enganado por pessoas que prometeram a ele trabalho na TV Globo. Segundo a mulher, os responsáveis pela morte do ator pretendiam ficar com alguns de seus bens, como a casa, o carro e o dinheiro de uma ação trabalhista que Machado estava para receber.
Apesar de ter feitos trabalhos bem sucedidos na Record TV, o ator – que foi encontrado morto na última quarta-feira (24) – ainda tinha a meta de interpretar algum papel em uma produção da emissora da família Marinho. “Ele estava bem, fazendo cursos e fez trabalhos como ator na Record, mas ele tinha o sonho de fazer uma novela na Globo”, iniciou ela.
“Ele ficou anos estudando, mas ele caiu na conversa, de repente, de pessoas que prometeram trabalho naquela emissora [TV Globo]. Ele acreditou nesses falsos amigos que o induziram a acreditar que ia conseguir, inclusive pegando dinheiro [de Jeff Machado]. Ele foi enganado, totalmente enganado, morreu pensando que ia entrar na Globo”, lamentou.
Maria das Dores contou, ainda, que pouco antes de desaparecer no final de janeiro, Jeff estava com “data marcada” para estrear no canal. “Eles disseram que ele iria entrar na próxima novela, ele iria entrar [nas gravações] em fevereiro. Foi toda uma enganação, eu falava: ‘Meu filho, isso não vai dar certo, eles não conseguem, quem é esse cara para conseguir?’. Ele me respondia que eles tinham amigos e que iriam conseguir, achando que alguém lá de dentro ajudaria”, declarou.
Os suspeitos estariam na vida do ator há cerca de três anos e meio, sempre com promessas de mudanças na carreira dele. “Mataram o Jeff para ficar com uma casa, um carro e uma ação trabalhista que ele tinha de ganhar, acharam uma galinha dos ovos de ouro”, acrescentou a mãe. “Vem prometendo há três anos e meio que poderia facilitar uma entrada mais rápida na Globo e o Jefferson meio que caiu na conversa”, destacou.
Ela também revelou como desconfiou do desaparecimento do filho. No início do ano, o ator sumiu e uma pessoa, que estava com telefone dele, passou a falar com Maria das Dores por mensagens. “A partir do dia 23 (de janeiro), ele começou a se comunicar só pelo WhatsApp e eu não costumava falar com ele por ali, ele sempre me ligava. Aí ele começou a dar desculpas para não ligar, falava de trabalho, algo que ele nunca fez. Também percebi erros de escrita, o Jefferson tinha um português correto, escrevia super bem. Ele jamais deixaria de ligar para mim por trabalho nenhum. Aí, teve a morte do cachorro, foi quando me dei conta”, detalhou.
Segundo a mãe do artista, as notícias do abandono dos cachorros do ator e a morte de um deles foram cruciais para que ela percebesse que algo estava errado. “Foi aí que me dei conta: ‘Onde está o Jefferson?’. Ele amava aqueles cachorros, eles eram as coisas mais importantes da vida dele. Ele era capaz de deixar de comprar comida para ele para dar para eles primeiro. Ele deixava de ir para o sul (onde sua família morava) pois não tinha ninguém para deixar os cachorros”, relatou.
“Têm três ou quatro suspeitos, estão em investigação, essas pessoas têm que ser presas”, reforçou. Maria das Dores também fez um apelo sobre as investigações da morte de Jeff. “Precisamos incentivar, apoiar e cobrar a polícia do Rio de Janeiro uma resposta para mim, para minha família e para sociedade. Há pessoas desequilibradas por aí que cometem crimes. Meu filho foi morto, mas amanhã pode ser um idoso, uma criança. Então, temos que cobrar que a polícia prenda os autores desse crime o mais rápido possível”, concluiu.
Desaparecimento
Nesta segunda-feira (22), a Delegacia de Descoberta de Paradeiros (DDPA) encontrou o corpo de Jefferson Machado da Costa, que estava desaparecido desde o dia 27 de janeiro. De acordo com o g1, foi possível identificá-lo através de uma análise das digitais do ator. A família passou a desconfiar após uma ONG entrar em contato para informar o suposto abandono dos oito cães do ator, que atuou na novela “Reis”, da Record. Os animais eram chipados e um deles foi encontrado sem vida, enquanto outro continua desaparecido.
Durante esse tempo, uma pessoa fazia contato com a mãe do ator, somente através de mensagens de texto, embora, segundo ela, as mensagens não se pareciam com a forma que ele escrevia visto os erros de português constantes. Após quatro meses, os restos mortais de Jeff foram encontrados dentro de um baú escondido em uma casa em Campo Grande.
Ainda de acordo com o veículo, o item pertencia à Jeff e foi retirado de sua casa. “Esse baú pertence ao Jeff, é parecido a um outro que ele tem na casa dele, e foi retirado de lá. É uma outra pista que levou a delegacia a desconfiar de quem estava envolvido no caso: a de que era uma pessoa que tinha acesso à casa do Jeff”, contou Jairo Magalhães, advogado da família. Com isso, a polícia já sabe que Jeff não foi morto na casa onde foi encontrado, alugada em dezembro do ano passado, mas em outro local.
Quem matou Jeff Machado?
Os familiares de Jeff acreditam que o autor do crime é um suposto amigo, que teria se aproximado do ator por interesse. A teoria foi reforçada por uma pessoa próxima a Machado, em entrevista ao O Globo, divulgada nesta sexta-feira (26). A fonte afirmou que o “novo amigo” passou a frequentar a casa do ator e, aos poucos, tomar conta da sua rotina, dizendo querer “ajudá-lo a vencer na vida”.
Para a Polícia Civil, este homem é o principal suspeito pela morte de Jeff. No entanto, acredita-se que ao menos três pessoas estariam envolvidas no crime.