Nesta segunda-feira (17), a empresária Marlene Mattos se manifestou após o lançamento de “Xuxa, o Documentário“, no Globoplay. Na produção, Xuxa e a ex-diretora se encontraram pela primeira vez, após 19 anos afastadas por divergências pessoais e profissionais. Acusada de promover um ambiente de trabalho tóxico e ser abusiva com a artista, Marlene se disse uma pessoa “que luta por resultados“.
“Você pode ter resultados ou desculpas, não os dois!”, diz a imagem publicada pela empresária. “Eu vou continuar na luta por resultados. É do meu jeito de ser”, completou ela na legenda.
Nos comentários, o público se dividiu entre apoiar a fala da diretora e criticar sua postura diante das polêmicas. “Eu acho que depois de tantos anos e sucesso, a pessoa vem falar e distorcer as coisas! Você merece muito respeito!”, escreveu um perfil. “Acho que se Marlene não fizesse o que ela fez, tivesse pulso forte, as pessoas iam fazer Xuxa de besta e talvez ela não chegasse onde ela chegou. Eu sou fã da Xuxa, mas a verdade tem que ser dita”, reforçou outra. “Mesmo com algum talento, ninguém chega no topo sem um direcionamento de excelência!”, afirmou mais uma.
Outros, no entanto, sustentam que a forma de Marlene trabalhar devia ser repensada. “Coagindo as pessoas a senhora não chegará a lugar algum! O mundo evolui, tente evoluir também, não é do seu jeito, e sim do jeito que o mundo exige! Readequação”, disse um seguidor. “Podemos ter resultados sem opressão, sem submissão, sem ignorância, sem falta de respeito, sem gritos, sem trancar portas, sem ofender. É incrível ter pessoas defendendo esse tipo de comportamento absurdo”, pontuou outro. “Aprenda a separar o profissional do pessoal. Você era empresária e diretora, mas não tinha direito de ser dona da Xuxa em tudo”, apontou um terceiro.
Na última sexta-feira (14), um dia após o lançamento do documentário, Mattos já havia publicado uma mensagem misteriosa. “A oportunidade é um vento. Um vento que precisa ser identificado e aproveitado. Eu faço isso sempre. Os ventos não passam por mim sem que eu os aproveite”, escreveu. Parte dos internautas interpretou o texto como uma indireta para a Rainha dos Baixinhos.
O relacionamento de Mattos e Xuxa se desfez devido a sérias discordâncias. As duas trabalharam lado a lado durante quase 20 anos, numa parceria que rendeu sucessos como “Xou da Xuxa”, “Xuxa Park” e “Planeta Xuxa”, na TV Globo. A proximidade era tanta, que Mattos foi escolhida como madrinha de batismo de Sasha, com quem a empresária também não se relaciona há anos.
Em entrevista exclusiva para Bruno Rocha, nosso Hugo Gloss, a artista lembrou como a Marlene ditava as regras de sua vida: desde as finanças até seus relacionamentos pessoais – como o namoro com o piloto Ayrton Senna. Segundo Xuxa, a diretora a trancava nos quartos dos hotéis onde a equipe se hospedava, além de monitorar suas ligações telefônicas.
Afastadas desde 2002, Xuxa e Marlene não se viam novamente até que Pedro Bial teve a ideia de reuni-las para o projeto. Vinte anos após o rompimento, Xuxa comemora o fato de ter tomado as rédeas da própria vida. “Eu fiquei muito nessa coisa de ‘senta assim’, ‘age assim’, ‘fala assim’, ‘come assim’, ‘dorme assim’, ‘acorda assim’, tudo sendo mandada. Hoje em dia, ninguém me manda. Eu faço o que eu quero. E não adianta agora me dizer: ‘Não faz isso’. Chega a me dar dor na espinha”, ressaltou.
A artista também admitiu que esperava um comportamento diferente de Marlene Mattos, mas se surpreendeu ao dar de cara com a realidade: “Me chocou porque eu achei que ela iria mudar”. A diretora também não pediu desculpas e, inclusive, já teria ido para o encontro sem intenção de um mea culpa. “Eu saí de lá bem mexida com isso. Quando a gente erra com alguém e tem a chance de estar na frente da pessoa, depois de quase 20 anos, a primeira coisa que você fala é desculpa. Desculpa pelos erros que eu tive”, desabafou Meneghel.
Assista à entrevista completa: