Matteus Amaral desabafou após a polêmica de ter recorrido a cotas raciais para entrar na universidade, em 2014. Neste sábado (15), durante o 8° Seminário de Benzedores, que aconteceu em Alegrete (RS), o ex-BBB admitiu que tem sido um momento difícil. Ele afirmou, ainda, que algumas pessoas se aproveitaram da situação para agir com “maldade”.
No evento, Matteus falou da exposição de sua vida pessoal após participar do “Big Brother Brasil 24“, e acabou abordando o escândalo. “Eu confesso que agora não é fácil lidar com tudo que estou vivendo. Agora, teve alguns acontecimentos que foram coisas que as pessoas com maldade quiseram fazer”, pontuou ele.
No entanto, o gaúcho expressou sua gratidão por todos que estão o apoiando. “Quero agradecer do fundo do coração por tudo que estou vivendo, por todas as pessoas que fazem de tudo para fazer coisas melhores. Quero agradecer a Deus por esta oportunidade de estar vivo, de ter saúde, ter minha família e pessoas tão incríveis ao meu redor”, declarou. Veja:
Durante um evento em Alegrete (RS), Matteus comentou sobre o exposed que fizeram dele sobre as cotas raciais: ‘Maldade’. pic.twitter.com/7jm1UIZ6zJ
— Central Reality (@centralreality) June 16, 2024
Ao longo do discurso no seminário, Matteus também destacou o orgulho que sente de ser do Alegrete, além do apoio que recebeu durante o reality da TV Globo. “Sou muito grato a Deus. Eu aprendi a sempre ter muita fé, ser muito grato a tudo que a gente tem na vida. Já passamos por alguns problemas, como todo mundo passa, e a fé sempre nos manteve de pé”, pontuou.
“Lá no ‘Big Brother’ mesmo, não foi fácil. A fé foi algo que me manteve de pé durante muito tempo, na questão de julgamentos, de estar com a pressão de ser exposto, é sempre muito difícil (…) Eu sou muito grato a todo o povo, não só do Alegrete, mas do estado, de todos os lugares que sempre me acompanham. Por onde eu passo é sempre algo muito bonito. Eu sou muito feliz por ter levado o nome do Alegrete pra longe, [foi] algo que eu jamais imaginei”, confessou o ex-BBB.
Em seguida, Matteus comentou sobre ter colocado sua cidade natal “no mapa”. “Antes de chegar no ‘Big Brother’, quando o pessoal me levou pra lá, eu saí em um estado de nervos. Eu pensei: ‘Será que eu sou bom o suficiente para representar esse povo tão incrível?’. Nós moramos longe de tudo, mas o nosso povo é muito aguerrido. O povo daqui tem muito orgulho de ser daqui, e eu sou daqui. E por onde eu passar eu vou falar que sou do Alegrete, que sou gaúcho, que eu tenho amor pela cultura. Eu vou fazer isso sempre”, concluiu.
Assista à íntegra:
Acusações de fraude
Na sexta-feira (14), o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar) confirmou que Matteus Amaral ingressou na instituição através da cota para pessoas negras e pardas, em 2014. A situação repercutiu após documentos que estão disponíveis na internet mostrarem que o gaúcho teria se declarado como pardo / preto para estudar no campus de Alegrete, utilizando ações afirmativas (cotas) destinadas a estudantes de baixa renda e oriundos de escolas públicas.
Com a controvérsia instaurada, Matteus emitiu uma nota. No texto, ele afirmou que “a inscrição foi realizada por um terceiro, que cometeu um erro ao selecionar a modalidade de cota racial” sem o consentimento ou conhecimento prévio.
“Entendo a importância fundamental das políticas de cotas no Brasil. Por isso, lamento profundamente qualquer impressão de que eu teria buscado beneficiar-me indevidamente dessa política, o que nunca foi minha intenção. Reafirmo meu arrependimento por quaisquer transtornos causados e meu compromisso contínuo em ser um defensor ativo da igualdade racial e social. Agradeço a oportunidade de esclarecer este assunto e peço desculpas por qualquer mal-entendido que possa ter ocorrido”, concluiu. Leia a íntegra.
Pouco depois, internautas resgataram publicações antigas do gaúcho no X (antigo Twitter). Nas postagens, de janeiro de 2014, o ex-BBB comemora a matrícula realizada no curso de Engenharia Agrícola. No entanto, após a repercussão do caso, os posts foram apagados. Confira: