Hugo Gloss

Matteus se manifesta pela primeira vez após faculdade afirmar que ex-BBB fraudou sistema de cotas; confira

Após o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar) confirmar que Matteus Amaral ingressou na instituição através da cota para pessoas negras e pardas, em 2014, o ex-BBB se pronunciou. Nesta sexta-feira (14), nas redes sociais, ele publicou uma nota sobre o caso.

A situação repercutiu após documentos que estão disponíveis na internet mostrarem que o gaúcho teria se declarado como preto para estudar no campus de Alegrete, utilizando ações afirmativas (cotas) destinadas a estudantes de baixa renda e oriundos de escolas públicas. Mais tarde, a instituição confirmou a matrícula e relatou que o curso não é mais oferecido pela universidade.

Após publicar e apagar um vídeo em que, no fundo, havia um diálogo sobre a situação, Matteus emitiu uma nota. No texto, ele afirma que “a inscrição foi realizada por um terceiro, que cometeu um erro ao selecionar a modalidade de cota racial” sem o consentimento ou conhecimento prévio.

“Entendo a importância fundamental das políticas de cotas no Brasil. Por isso, lamento profundamente qualquer impressão de que eu teria buscado beneficiar-me indevidamente dessa política, o que nunca foi minha intenção. Reafirmo meu arrependimento por quaisquer transtornos causados e meu compromisso contínuo em ser um defensor ativo da igualdade racial e social. Agradeço a oportunidade de esclarecer este assunto e peço desculpas por qualquer mal-entendido que possa ter ocorrido”, concluiu. Leia a íntegra:

No fim da tarde de ontem (13), Matteus postou um vídeo no Instagram em que é possível ouvir alguém falando sobre o assunto no fundo. Já soube que isso aí não dá nada. É só esquecer, isso aí não vai dar nada. Se eu me declarei negra, eu sou negra”, disse a pessoa. Instantes depois, a publicação foi deletada. 

Assista:

Sair da versão mobile