Médico atualiza quadro de Faustão após internação nesta semana

Apresentador voltou ao Hospital Albert Einstein para realizar novos exames após transplante de coração

Faustão segue se recuperando muito bem, segundo seu médico Fernando Bacal. Em entrevista ao Splash UOL na manhã desta sexta-feira (22), o cardiologista deu mais detalhes sobre o quadro de saúde do apresentador, que voltou a ser internado no Hospital Albert Einstein na quarta (20).

Fausto Silva foi hospitalizado 24 dias após o transplante de coração ao qual foi submetido, para fazer exames já previstos, além de diálise e fisioterapia. Até o fim da semana, espera-se que ele receba alta. Bacal disse que este retorno faz parte do protocolo.

Continua depois da Publicidade

“São exames de rotina que se fazem. Tem uma série de exames que você vê o funcionamento do coração, vê a parte de rejeição. Eles são habituais neste começo. É um número grande de pacientes”, explicou. O médico ressaltou, ainda, como funciona tais procedimentos após um transplante.

“A gente tem uma experiência, até que é uma tese de doutorado que eu oriento lá no InCor (Instituto do Coração), que mostra que nos primeiros 90 dias, uns 50, 60% dos pacientes acabam tendo uma reinternação para ajustes. E reavaliação de rejeição. Isso é bem comum. E isso vai diminuindo com o passar do tempo”, destacou. “Então, é absolutamente habitual dentro de uma evolução de um transplante complexo como é um transplante de coração”, encerrou Fernando.

De acordo com informações do UOL, ele é apenas um dos médicos que acompanha Faustão. Bacal é diretor do Núcleo de Transplantes do InCor (Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da FMUSP) e coordenador do Programa de Insuficiência Cardíaca e Transplante – Hospital Israelita Albert Einstein.

Faustão faz primeira aparição nas redes após transplante (Foto: Reprodução/Instagram)

Transplante e recuperação

Na primeira vez que deixou a unidade de saúde, Faustão agradeceu publicamente o cardiologista pelos cuidados. “Foi lindo ver a emoção de vocês na alta. Relação de amizade e de muita admiração. Gratidão eterna! Continuem adiante e parabéns pelo lindo trabalho que fazem no Incor pelo SUS. Obrigado à equipe de enfermagem. 35 dias acompanhando essa dedicação e amor à profissão”, escreveu.

Nos comentários, Bacal respondeu: “Um privilégio estar junto de vocês nesta jornada. Que a recuperação do querido Fausto inspire os milhares de pacientes que aguardam transplantes no país. Nossa missão só fica mais forte a partir de agora”.

Continua depois da Publicidade

Fausto Silva passou por uma cirurgia de transplante de coração no fim de agosto. Apenas três dias depois da operação, o veterano da TV deu uma entrevista ao colunista Flávio Ricco, do portal R7, na qual agradeceu à família do doador e tranquilizou o público sobre seu estado de saúde. “Estou cada vez melhor. É impressionante. Fabio Gaiotto [médico], é um monstro. Eu não sinto dor alguma. Já estou andando, sentando, isso três dias depois da cirurgia”, contou. No dia 10 de setembro, o comunicador recebeu alta do hospital.

Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques