Faustão segue se recuperando muito bem, segundo seu médico Fernando Bacal. Em entrevista ao Splash UOL na manhã desta sexta-feira (22), o cardiologista deu mais detalhes sobre o quadro de saúde do apresentador, que voltou a ser internado no Hospital Albert Einstein na quarta (20).
Fausto Silva foi hospitalizado 24 dias após o transplante de coração ao qual foi submetido, para fazer exames já previstos, além de diálise e fisioterapia. Até o fim da semana, espera-se que ele receba alta. Bacal disse que este retorno faz parte do protocolo.
“São exames de rotina que se fazem. Tem uma série de exames que você vê o funcionamento do coração, vê a parte de rejeição. Eles são habituais neste começo. É um número grande de pacientes”, explicou. O médico ressaltou, ainda, como funciona tais procedimentos após um transplante.
“A gente tem uma experiência, até que é uma tese de doutorado que eu oriento lá no InCor (Instituto do Coração), que mostra que nos primeiros 90 dias, uns 50, 60% dos pacientes acabam tendo uma reinternação para ajustes. E reavaliação de rejeição. Isso é bem comum. E isso vai diminuindo com o passar do tempo”, destacou. “Então, é absolutamente habitual dentro de uma evolução de um transplante complexo como é um transplante de coração”, encerrou Fernando.
De acordo com informações do UOL, ele é apenas um dos médicos que acompanha Faustão. Bacal é diretor do Núcleo de Transplantes do InCor (Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da FMUSP) e coordenador do Programa de Insuficiência Cardíaca e Transplante – Hospital Israelita Albert Einstein.
Transplante e recuperação
Na primeira vez que deixou a unidade de saúde, Faustão agradeceu publicamente o cardiologista pelos cuidados. “Foi lindo ver a emoção de vocês na alta. Relação de amizade e de muita admiração. Gratidão eterna! Continuem adiante e parabéns pelo lindo trabalho que fazem no Incor pelo SUS. Obrigado à equipe de enfermagem. 35 dias acompanhando essa dedicação e amor à profissão”, escreveu.
Nos comentários, Bacal respondeu: “Um privilégio estar junto de vocês nesta jornada. Que a recuperação do querido Fausto inspire os milhares de pacientes que aguardam transplantes no país. Nossa missão só fica mais forte a partir de agora”.
Fausto Silva passou por uma cirurgia de transplante de coração no fim de agosto. Apenas três dias depois da operação, o veterano da TV deu uma entrevista ao colunista Flávio Ricco, do portal R7, na qual agradeceu à família do doador e tranquilizou o público sobre seu estado de saúde. “Estou cada vez melhor. É impressionante. Fabio Gaiotto [médico], é um monstro. Eu não sinto dor alguma. Já estou andando, sentando, isso três dias depois da cirurgia”, contou. No dia 10 de setembro, o comunicador recebeu alta do hospital.