Não é fácil ser LGBTQIA+ no meio artístico… Nanda Costa que o diga! Nesta segunda-feira (29), data em que se celebra o Dia Nacional da Visibilidade Lésbica, a atriz deu um forte depoimento sobre sua experiência. Em entrevista ao podcast “Prazer, Renata”, ela assumiu como teve medo de perder trabalhos por conta de sua orientação sexual, e contou como chegou a receber uma proposta de “namoro de fachada”.
Segundo Nanda, a sugestão de fingir um namoro partiu de um amigo próximo, também ator, que passava pela mesma situação e o receio de levantar suspeitas sobre a homossexualidade. “Já tive proposta, por exemplo, de um ator também, amigo gay, há muitos anos: ‘Vamos combinar que a gente está junto, sabe? Vamos falar que a gente está namorando, que aí ninguém vai ficar atrás'”, recordou ela.
A situação chegou a esse nível por conta da “perseguição” que sentiam, enquanto todos tentavam especular e descobrir com quem eles se relacionavam. “As pessoas queriam tirar a gente do armário sem a gente estar preparado”, declarou Nanda. A atriz pontuou como isso, muitas vezes, vinha da imprensa. “Então, muitas vezes saía alguma nota [na imprensa] dando a entender que eu gostava de meninas”, acrescentou.
Nanda, que já viveu uma mocinha de novela das nove em “Salve Jorge”, foi até desencorajada por colegas de se abrir sobre esse lado de sua vida. “Eu tinha medo de perder trabalho por conta de assumir tudo isso. Eu já tinha escutado também, de dentro do trabalho, que ‘fugir do amor da mocinha pelo mocinho vai prejudicar a novela, sua carreira’. Então eu realmente não podia falar, independente de querer ou não, não era hora de falar”, pontuou.
Hoje, a artista entende que há uma abertura maior sobre isso. “Acho que também era outro momento, sabe. Talvez realmente tenha prejudicado aquele momento. Hoje em dia a gente vê o quão importante é [isso], o quanto aberto isso é”, comentou. Zélia Duncan, que também participou do papo, opinou por que isso – suas sexualidades – incomodam tanto a vida alheia: “Tudo que sai do roteiro amedronta as pessoas. Porque isso implica em duas palavras que dão pavor: desejo e liberdade. As pessoas têm pânico do desejo alheio e da liberdade alheia. E nós, como mulheres, resolvermos rasgar esse roteiro. Isso apavora”.
A apresentadora do podcast, Renata Ceribelli, comentou como é importante passar por um processo de aceitação antes de tudo, especialmente antes de decidir tornar isso público. “Vi uma frase outro dia que eu achei bacana: ‘Primeiro vem o orgulho próprio para depois se tornar visível para o mundo’. Eu acho que é bem esse caminho”, declarou ela. Ouça a íntegra abaixo:
Felizmente, hoje Nanda Costa tem toda a liberdade para viver o seu amor! Ela assumiu o namoro com Lan Lanh em 2018, época em que protagonizaram juntas uma capa da revista Marie Claire. No ano seguinte, as duas se casaram numa cerimônia intimista, e a família não parou de crescer. A atriz e a percussionista são mães das gêmeas Tiê e Kim, de dez meses, que nasceram no final do ano passado. Só amor!