ouça este conteúdo
|
readme
|
Após uma série de controvérsias, Karla Sofía Gascón se afastou da campanha do Oscar de “Emilia Pérez“. No entanto, segundo informações da Variety, a atriz deve marcar presença na cerimônia ao lado do restante do elenco.
A notícia foi divulgada nesta segunda-feira (24), um dia após o SAG Awards e semanas depois de Gascón se tornar persona non grata em Hollywood devido à repercussão de publicações antigas em suas redes sociais. Os tuítes, resgatados pela jornalista Sarah Hagi, expuseram posicionamentos controversos sobre diversos temas sociais e culturais, incluindo comentários preconceituosos sobre George Floyd, críticas à presença muçulmana na Espanha e ataques à diversidade no Oscar. Clique aqui para saber mais.
Agora, a atriz parece ter mudado de postura e deve comparecer à cerimônia do dia 2 de março, que acontecerá no Dolby Theatre, em Hollywood, na Califórnia. Segundo a publicação, a Netflix — responsável pela distribuição e produção do musical em espanhol idealizado por Jacques Audiard — cobrirá as despesas de Gascón, que concorre ao prêmio de “Melhor Atriz”. Anteriormente, de acordo com o The Hollywood Reporter, a plataforma tinha decidido não cobrir os custos da protagonista.

Os detalhes sobre sua participação ainda estão sendo definidos, incluindo se ela passará pelo tapete vermelho, concederá entrevistas ou se sentará ao lado de suas colegas de elenco, Zoe Saldaña e Selena Gomez, e do diretor. Audiard, vale lembrar, chegou a condenar Gascón publicamente, acusando-a de estar em um “processo autodestrutivo” e classificando suas declarações como “absolutamente odiosas” e “imperdoáveis”.
Além do Oscar, Gascón também deve comparecer ao César Awards, em Paris, no dia 28 de fevereiro, segundo fontes da Variety.
A campanha da atriz durante a temporada de premiações implodiu após a repercussão de suas postagens no X (antigo Twitter). Em meio à polêmica, ela chegou a divulgar um pedido de desculpas:
“Quero reconhecer a conversa em torno de minhas postagens anteriores nas redes sociais que causaram danos. Como alguém de uma comunidade marginalizada, conheço muito bem esse sofrimento e lamento profundamente aqueles que causei dor. Toda a minha vida lutei por um mundo melhor. Acredito que a luz sempre triunfará sobre as trevas”, disse ela, em comunicado à imprensa.
Após ser rechaçada por Audiard e ter suas relações cortadas com o diretor, Gascón se retirou da campanha de divulgação e não compareceu a eventos importantes, como o Critics Choice Awards, o BAFTA Film Awards e o SAG Awards, apesar de suas indicações.
Vale destacar que, em meio às polêmicas envolvendo Gascón, a Academia alterou o formato de apresentação das categorias de atuação no Oscar deste ano, abandonando a tradicional formação “Fab 5”. Nesse modelo, vencedores anteriores fazem discursos para homenagear os indicados antes do anúncio do vencedor.
Contudo, fontes confirmaram que a mudança não está ligada à controvérsia com Gascón, já que a Academia manterá o formato em outras categorias, como “Melhor Diretor”.
