Netflix volta atrás e toma decisão sobre presença de Karla Sofia Gascón no Oscar

A atriz já havia se afastado da campanha de divulgação de “Emilia Pérez” em meio a controvérsias

Atriz foi duramente criticada após publicações pejorativas. (Fotos: Getty)
ouça este conteúdo

Após uma série de controvérsias, Karla Sofía Gascón se afastou da campanha do Oscar de “Emilia Pérez“. No entanto, segundo informações da Variety, a atriz deve marcar presença na cerimônia ao lado do restante do elenco.

A notícia foi divulgada nesta segunda-feira (24), um dia após o SAG Awards e semanas depois de Gascón se tornar persona non grata em Hollywood devido à repercussão de publicações antigas em suas redes sociais. Os tuítes, resgatados pela jornalista Sarah Hagi, expuseram posicionamentos controversos sobre diversos temas sociais e culturais, incluindo comentários preconceituosos sobre George Floyd, críticas à presença muçulmana na Espanha e ataques à diversidade no Oscar. Clique aqui para saber mais.

Agora, a atriz parece ter mudado de postura e deve comparecer à cerimônia do dia 2 de março, que acontecerá no Dolby Theatre, em Hollywood, na Califórnia. Segundo a publicação, a Netflix — responsável pela distribuição e produção do musical em espanhol idealizado por Jacques Audiard — cobrirá as despesas de Gascón, que concorre ao prêmio de “Melhor Atriz”. Anteriormente, de acordo com o The Hollywood Reporter, a plataforma tinha decidido não cobrir os custos da protagonista.

Karla Sofía Gascón e Zoë Saldaña em “Emilia Pérez”. (Foto: Divulgação)

Os detalhes sobre sua participação ainda estão sendo definidos, incluindo se ela passará pelo tapete vermelho, concederá entrevistas ou se sentará ao lado de suas colegas de elenco, Zoe Saldaña e Selena Gomez, e do diretor. Audiard, vale lembrar, chegou a condenar Gascón publicamente, acusando-a de estar em um “processo autodestrutivo” e classificando suas declarações como “absolutamente odiosas” e “imperdoáveis”.

Além do Oscar, Gascón também deve comparecer ao César Awards, em Paris, no dia 28 de fevereiro, segundo fontes da Variety.

A campanha da atriz durante a temporada de premiações implodiu após a repercussão de suas postagens no X (antigo Twitter). Em meio à polêmica, ela chegou a divulgar um pedido de desculpas:

“Quero reconhecer a conversa em torno de minhas postagens anteriores nas redes sociais que causaram danos. Como alguém de uma comunidade marginalizada, conheço muito bem esse sofrimento e lamento profundamente aqueles que causei dor. Toda a minha vida lutei por um mundo melhor. Acredito que a luz sempre triunfará sobre as trevas”, disse ela, em comunicado à imprensa.

Continua depois da Publicidade

Após ser rechaçada por Audiard e ter suas relações cortadas com o diretor, Gascón se retirou da campanha de divulgação e não compareceu a eventos importantes, como o Critics Choice Awards, o BAFTA Film Awards e o SAG Awards, apesar de suas indicações.

Vale destacar que, em meio às polêmicas envolvendo Gascón, a Academia alterou o formato de apresentação das categorias de atuação no Oscar deste ano, abandonando a tradicional formação “Fab 5”. Nesse modelo, vencedores anteriores fazem discursos para homenagear os indicados antes do anúncio do vencedor.

Contudo, fontes confirmaram que a mudança não está ligada à controvérsia com Gascón, já que a Academia manterá o formato em outras categorias, como “Melhor Diretor”.

Elenco de “Emilia Pérez” no Golden Globes 2025. (Foto: Getty)
Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques