A participação do cantor de trap Oruam, no Lollapalooza Brasil 2024, neste domingo (24), gerou controvérsia na internet. Em sua apresentação no festival, ele apareceu vestindo uma camiseta estampada com o rosto do pai, o líder do Comando Vermelho (CV), Marcinho VP, e pediu por liberdade. A atitude, por sua vez, rendeu uma série de críticas. Em seu perfil do Instagram, o artista se pronunciou e rebateu os comentários.
Marcinho foi preso em 2006, quando Oruam tinha apenas 5 anos. VP foi condenado a 44 anos de prisão por tráfico de drogas e homicídios, e cumpre pena no presídio de segurança máxima de Catanduvas, no Paraná. Logo, alguns internautas apontaram que a aparição do cantor com uma foto do pai estampada estaria fazendo apologia ao tráfico.
Diante da repercussão do caso, Oruam desabafou sobre o período longe de Marcinho VP. “Meu pai foi preso com 20 anos, quase 30 anos atrás. Há mais de trinta anos, vive trancado em uma cela de 6 metros quadrados, com 2 horas de banho de sol por dia, quando é autorizado, e sem contato com nenhuma outra pessoa que não os carcereiros. Eu e minha família podemos, quando é autorizado, ver ele uma vez por mês, por poucas horas e através de um vidro, sem nenhum contato físico”, relatou.
“Minha vida é assim desde que sou uma criança. Não tenho uma foto sequer com meu pai e muito menos tive o prazer de desfrutar de coisas simples com meu pai. A cadeia deveria servir para ressocializar e não para torturar”, declarou o cantor. Em seguida, ele falou sobre a condenação de Marcinho.
“Meu pai errou, mas está pagando pelos seus erros e com sobra. Só queria que pudesse cumprir pena digna e saísse de cabeça erguida. Que quando chegue sua hora, você possa ter sua liberdade! E que todo o Estado realmente deixe você viver como é de direito, afinal, todos sabem que você já pagou por sua pena. Não tentem tirar de uma pessoa, o direito de reivindicar condições melhores para o seu pai, e nem de querer vê-lo em liberdade”, pediu Oruam.
O trapper, então, se declarou para o pai. “Te amo, pai. O maior sonho da nossa família é ter você com nós. Estamos ansiosos para que você veja o futuro novo que estamos construindo e mostre que todo mundo merece uma segunda chance. Parem de tirar meu direito de filho de amar meu pai e honrar ele”, completou. Veja:
Márcia Gama, mãe de Oruam, apoiou o artista. “Hoje, através do seu talento, você tem voz, meu filho. Você vai ser criticado, vão dizer que você é errado. Mas uma coisa é certa: ser filho não é crime. Ame mesmo o seu pai, a ponto das críticas serem um combustível para nossa luta. Te amo”, encorajou ela.
O cantor, então, retribuiu o texto de Márcia. “Minha mãe sempre disse que pra mim ia ser tudo mais difícil e eu não entendia o que ela falava. Hoje eu entendo”, admitiu. Em seu perfil, Oruam também compartilhou fotos enquanto se apresentava no Lollapalooza Brasil, e legendou: “Apenas um grito de um filho com saudades do pai”. Confira tudo: