Padre Fábio de Melo expõe constrangimento em cafeteria, e gerente é demitido; assista

Após o relato do sacerdote nas redes sociais, a loja se pronunciou em uma nota e informou as medidas tomadas

O padre Fábio de Melo explicou uma situação desagradável que passou numa cafeteria em Joinville, em Santa Catarina, no sábado (10). Através das redes sociais, ele relatou o mal-entendido com um dos funcionários, que acabou demitido da loja. Segundo o religioso, o problema ocorreu após a divergência do preço de um item na hora do pagamento.

Melo contou que o gerente da unidade não teria aceitado cobrar a mercadoria pelo valor estabelecido na prateleira, que estava mais barato que ao passar no caixa. “Não é uma denúncia, mas é um alerta para que as pessoas que trabalham com comércio saibam que elas não estão acima do bem e do mal. Que existe uma lei do direito do consumidor que prevalece em todo o território nacional. Não é a sua loja, porque você decidiu, que vai ficar fora do que rege o direito do consumidor”, alertou ele, inicialmente.

Em seguida, o padre descreveu a confusão. “A gente entrou em uma loja da Havanna aqui em Joinville, e lá estava uma fileira de doce de leite, sem açúcar, com um preço. Peguei dois potes [de doce de leite], fui para o caixa pagar e vi que o valor que estava sendo cobrado era muito maior do que a soma de dois potes com o preço que estava na estante”, afirmou.

“Muito educadamente, eu disse à moça do caixa: ‘A soma está errada, porque o doce de leite custa isso. Então o valor seria este’. Aí ela foi lá, viu e falou: ‘Ah não, lá está errado’. E nisso, o gerente já se adiantou em ser extremamente deselegante ao dizer: ‘O preço está errado e é isso. Se quiser levar, o preço certo é este'”, apontou.

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Conforme o sacerdote, a situação tomou um rumo desagradável após a interferência deste gerente. E eu só falei pra moça: ‘Olha, eu não vou criar caso, porque eu não estou aqui pra isso. Mas é apenas pra lembrar que quando o preço está especificado, o estabelecimento comercial tem que honrar aquele preço anunciado, mesmo que esteja errado'”, alertou Melo.

“Não é o gerente do estabelecimento que decide se vai ser cobrado ou não, é a lei. Se eu quisesse criar caso, e volto a dizer que eu não faria isso, eu teria chamado alguém que representasse os meus direitos e a loja teria que me vender pelo preço que estava lá. Mas sabe o que mais me assusta? É a prepotência. A menina do caixa não, ela foi extremamente educada, ficou sem saber. O gerente dela é que veio com aquele tom de ‘eu sou dono de tudo aqui e vocês é que estão errados'”, salientou o padre.

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Por fim, ele sugeriu como a situação poderia ter sido conduzida. “Sabe quando é muito desagradável para o consumidor? Quando parece que nós estamos errados. Não estamos errados, nós estamos comprando uma coisa que foi anunciada por aquele preço. E se você é gerente e está numa situação embaraçosa, há uma forma de dizer isso com elegância”, pontuou.

“Ele poderia ter dito: ‘Olha, perdoe-nos, o preço que está anunciado lá está errado. Foi um erro nosso’. Aí, a depender de como ele quisesse conduzir a situação, ele poderia falar: ‘Mesmo que meu sistema não permita vender nesse preço, eu vou fazer aqui uma observação. Você vai levar pelo preço que está anunciado'”, concluiu o padre.

Assista à íntegra:

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Havanna se pronuncia

Em nota, a Havanna informou que está “apurando os detalhes do ocorrido com responsabilidade e agilidade” e que o gerente foi demitido. “A Havanna Joinville/SC, tem como missão proporcionar momentos acolhedores e especiais a cada pessoa que passa por nossa loja. Por isso, recebemos com muita atenção e preocupação o relato de um cliente que se sentiu mal atendido em nossa unidade”, disse.

“Queremos expressar, em primeiro lugar, nosso pedido sincero de desculpas. Lamentamos profundamente que a experiência vivida tenha ficado aquém do que prezamos e buscamos diariamente. Sabemos o quanto cada cliente é importante e levamos muito a sério qualquer situação que afete a confiança que construímos com todos vocês”, salientou a marca.

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Em outro trecho, a loja revelou a medida que foi tomada de pronto. “Já estamos apurando os detalhes do ocorrido com responsabilidade e agilidade. Informamos também que o colaborador envolvido no ocorrido já não faz mais parte do nosso quadro de funcionários. Mais do que esclarecer, nosso compromisso é agir para corrigir e garantir que esse tipo de situação não volte a acontecer. Estamos redobrando os cuidados com nosso atendimento e reforçando nossos valores junto à equipe”, garantiu.

Por fim, a Havanna declarou: “Agradecemos por cada manifestação, seja de crítica ou apoio, pois são elas que nos impulsionam a crescer. Nossa loja está sempre de portas abertas para ouvir e melhorar”.

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