Hugo Gloss

Palavra em lápide de Silvio Santos intriga fãs, e pessoas próximas à família explicam erro

Silvio Santos (Reprodução/SBT)

Na semana passada, a lápide de Silvio Santos se tornou pública após um fã divulgar uma foto do túmulo na internet. Contudo, o que chamou a atenção foi menção a “filhos”, no masculino, especialmente pelo comunicador ter sido pai apenas de seis mulheres. Agora, de acordo com pessoas próximas à família, a palavra foi resultado de um erro.

À coluna de Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo, as fontes contaram que a mensagem da placa foi criada pelas filhas de Silvio e a viúva, Íris Abravanel. No entanto, o trecho “com muito amor de sua esposa, filhos e netos” ficou equivocado devido ao autor da lápide ter seguido um modelo habitual.

A lápide do dono do SBT possui ainda escritos em hebraico e um versículo bíblico. A placa reúne as frases “aqui descansa Senor Abravanel ben Alberto”, que faz referência ao nome de batismo e a seus antepassados, e “filho, amado e escolhido de D-us para espalhar amor e alegria entre os homens”.

Lápide foi revelada por fã. (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

O apresentador está enterrado no Cemitério Israelita do Butantã, Zona Oeste de São Paulo. A associação Chevra Kadisha, que administra o espaço, chegou a afirmar que o cemitério é particular e, por ser um templo sagrado, apenas seguidores da religião judaica poderiam visitá-lo.

No entanto, à Folha de S. Paulo, o cemitério afirmou que não é preciso provar a pratica da religião. “Os cemitérios em questão são privados, considerados locais sagrados e funcionam de acordo com o calendário hebraico, seguindo os respectivos feriados religiosos, daí o controle geral de acesso“, disse em nota.

Silvio Santos morreu em 17 de agosto, aos 93 anos, em São Paulo. Segundo boletim do Hospital Albert Einstein, o comunicador faleceu devido a um quadro de broncopneumonia. Assim como havia sido pedido em vida, o velório não foi aberto ao público, e contou apenas com familiares e amigos. Além da esposa, ele deixou seis filhas: Cintia, Silvia, Daniela, Patrícia, Rebeca e Renata.

Sair da versão mobile