Patrícia Poeta processa Sônia Abrão por injúria e difamação após falas ao vivo

A apresentadora do “Encontro” também entrou com uma ação contra o colunista Alessandro Lo-Bianco

Patrícia Poeta entrou com um processo por injúria e difamação contra Sônia Abrão. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (8) pelo Notícias da TV. Incialmente, a apresentadora do “Encontro” notificou a comunicadora à frente do “A Tarde É Sua” pedindo uma retratação por ataques e divulgação de informações falsas contra a jornalista. Sem resposta, Patrícia decidiu seguir adiante com a ação solicitando a condenação de Sônia. O colunista Alessandro Lo-Bianco também está sendo processado pela ex-âncora do “Jornal Nacional”.

A publicação teve acesso ao documento judicial e revelou que tanto Abrão como Lo-Bianco são acusados por Poeta de cometerem “campanha difamatória” contra ela desde junho do ano passado, quando a jornalista assumiu o comando do programa “Encontro”, da TV Globo, ao lado de Manoel Soares.

No total, foram anexadas 40 páginas de reportagens e descrições de ofensas feitas a Patrícia pelos apresentadores no “A Tarde É Sua”. Além disso, também foram adicionadas informações divulgadas por eles, mas que não condizem com a realidade, principalmente sobre a relação de Poeta e Soares.

Continua depois da Publicidade

Em entrevista, o advogado de Patrícia, André Perecmanis, declarou que a jornalista não pediu indenização em dinheiro. “Ela [Sonia] praticou alguns crimes, na verdade. A gente pede que ela seja condenada por esses crimes, como injúria e difamação”, afirmou ele. O advogado também explicou que a retração de Sonia e Lo-Bianco não serve mais para colocar um fim na briga judicial: “Agora, a gente não trabalha com retratação. Pedimos condenação”.

De acordo com o código penal, o crime de injúria pode ser punido de três meses a um ano de prisão em regime semiaberto. Porém, Perecmanis disse que Sonia e Lo-Bianco não devem ser presos: “Se for condenada, a pena deve ser revertida para serviços comunitários, como normalmente ocorre nesses casos”. O caso corre no 4º Fórum Regional da Lapa, do TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo).

A notificação

No mês passado, a apresentadora Sônia Abrão e o jornalista Alessandro Lo-Bianco, do programa “A Tarde É Sua”, foram notificados extrajudicialmente pelos advogados de Patrícia Poeta. Segundo o site Na Telinha, os representantes da global pediam uma retratação pública em até 24 horas, afirmando que Patrícia vem sendo vítima de uma “campanha de discurso de ódio” há meses.

Sônia e Alessandro foram notificados por Patrícia Poeta. (Foto: Reprodução/ Instagram)
Sônia e Alessandro foram processados por Patrícia Poeta. (Foto: Reprodução/ Instagram)

“Eles vem há 10 meses, desde o momento em que a Patrícia começou com o programa, inventando mentiras, essa que é a verdade, e muitas vezes até xingando ela (Patrícia Poeta), essa que é a outra verdade. Ela procurou evitar isso. Claro que quer evitar levar a questão para a Justiça, mas chega numa situação que não é possível mais”, afirmou Perecmanis.

Continua depois da Publicidade

Segundo o advogado, a apresentadora do “Encontro” não aguentou as “mentiras e ataques gratuitos”. Segundo ele, o objetivo dos funcionários da Rede TV! seria apenas “gerar engajamento” com os comentários. “Não tem qualquer justificativa para tantas mentiras e tantos ataques gratuitos. Eles foram notificados para se retratarem publicamente, pedirem desculpas, por afirmações mentirosas deles. A gente indica várias [nas notificações], disse ele.

“Coisas que eles sabem que são mentiras, mas eles falam para gerar engajamento, gera polêmica, capitalizar em cima da destruição da reputação dela e da credibilidade dela”, completou André.

Continua depois da Publicidade

Sônia falou sobre a notificação no “A Tarde é Sua”. “Deixa a imprensa trabalhar. Também tenho um filho advogado. Falou mal de mim, vou ligar: ‘Filho…’. Aquilo que nós falamos ontem aqui: jornalista não pode temer processo. Isso não pode fazer calar. A gente tem que ter responsabilidade sobre o que fala. Se o processo vier e você ganhar, ótimo. Se a pessoa perder, ótimo também, e cumpra-se a lei. A gente é do lado da lei”, disse ela.

“Não vem com intimidação porque, se isso está existindo, isso é intimidação. Quer coisa mais feia? Ainda vindo de uma profissional da área, não dá pra entender. É hora de parar”, acrescentou.

Lo-Bianco, por sua vez, publicou uma retratação em tom de ironia. “Eu, Alessandro Lo-Bianco, jornalista e radialista, venho por meio deste comunicado me retratar publicamente por ter entrado no ar ontem após esquecer de tapar meus lindos pontos sem o esparadrapo (após tirar um sinal do rosto). Certa da retratação, firmo aqui o compromisso de não esquecer mais de andar com a caixinha de esparadrapo fora do bolso”, escreveu.

Continua depois da Publicidade

O jornalista ainda retuitou um post de Elias Abrão, irmão de Sonia e diretor do programa, sobre “censura“. “Imprensa tentando censurar imprensa? Notificações extrajudiciais? Vivi pra ver isso. Acho que na minha carreira foram 2 prêmios Vladimir Herzog, é só dar um google. Boa Noite, Poetas”, disse o texto compartilhado por ele.

(Foto: Reprodução/ Twitter)
(Foto: Reprodução/ Twitter)
Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques