O cineasta Quentin Tarantino se envolveu em uma polêmica nesta terça-feira (2) ao dizer quem, na sua opinião, é o “pior ator de Hollywood”. Além de críticas duras ao artista em questão, o diretor qualificou-o como “fraco e desinteressante”, comentário que provocou reação negativa imediata nas redes.
O tema surgiu durante o “The Bret Easton Ellis Podcast”, quando Tarantino listava seus vinte filmes favoritos. Ao falar de “Sangue Negro”, de Paul Thomas Anderson, o diretor afirmou que gostaria de colocar o longa em posição ainda mais alta — mas não pôde, segundo ele, por causa de uma “falha enorme”: a atuação de Paul Dano.
“Esse filme teria grandes chances de ser número 1 ou 2 se não tivesse uma falha enorme… e a falha é o Paul Dano”, disse Tarantino, acrescentando que Dano não estaria à altura de dividir a tela com Daniel Day-Lewis.
O diretor usou a expressão “weak sauce” (molho fraco) para descrever a performance. “Obviamente, deveria ser um filme com dois protagonistas. Deveria ser um duelo de atuação. Mas também é drasticamente óbvio que não é um filme com dois protagonistas. [Dano] é fraco, cara. Ele é o ponto fraco. [Daniel] está engolindo ele [vivo]”, disparou.

Tarantino não hesitou em revelar quem ele acha que teria sido ideal para o papel: “Austin Butler teria sido maravilhoso nesse papel. Ele [Dano] é só um cara tão fraco, fraco, desinteressante. Daniel Day-Lewis mostra que ele não precisa de um contrapeso forte. O filme precisa disso. Ele não precisa de nada. (…) E aí você o coloca com o ator mais fraco do SAG [sindicato dos atores]? O cara mais sem graça do mundo?”.
Curiosamente, Dano teve apenas três dias de preparação para interpretar os gêmeos Paul e Eli Sunday: inicialmente escalado para uma ponta menor, ele acabou escolhido por Anderson quando o roteiro foi reescrito para transformar os personagens em irmãos idênticos. Enquanto Daniel Day-Lewis teve um ano para se preparar, Dano trabalhou com muito menos tempo. Mesmo assim, sua atuação em “Sangue Negro” foi amplamente elogiada pela crítica, assim como seus trabalhos em filmes como “Pequena Miss Sunshine” e “Os Fabelmans”.

Nas redes sociais, os comentários de Tarantino provocaram forte reação. No X (antigo Twitter), usuários classificaram a fala como de “muito mau gosto” e questionaram as motivações do diretor. “Isso foi incrivelmente sem classe da parte do Tarantino”, escreveu um fã. Outro comentou: “Deve haver alguma mágoa estranha dos bastidores aqui. E, apenas como observação, o Tarantino é literalmente o pior ator que já vi, então talvez ele esteja tentando passar o título para outra pessoa”.
Um terceiro acrescentou: “A declaração de Tarantino sobre Paul Dano está errada em tantos níveis. Ele se sai muito bem ao lado de uma lenda como Daniel Day-Lewis (ouso dizer até melhor que o Leo [DiCaprio] em ‘Gangues de Nova York’), criando um personagem rico, mas também dois personagens distintos. É uma de suas grandes atuações. De verdade”.
Houve também críticas mais duras ao próprio Tarantino. Entre as respostas, surgiram menções a aspectos pessoais e políticos do diretor: “Paul Dano, com 21 anos, enfrentou Daniel Day-Lewis em seu auge e fez um trabalho fenomenal em um filme perfeito. Tarantino é hoje conhecido principalmente por apoiar Israel, ter fetiche por pés e, de modo geral, ser um tremendo babaca”.
“Quentin Tarantino não poderia estar mais enganado sobre Paul Dano, mesmo que tentasse. Não estou aqui para ‘cancelar’ Tarantino só porque acho a opinião dele incrivelmente estúpida. Como todos nós, QT tem direito à sua opinião. Mas suas análises de filmes têm sido horríveis ultimamente. Tipo, vergonhosamente ruins”, observou outro.
Quentin Tarantino could not be more wrong about Paul Dano if he tried. I’m not here to “cancel” Tarantino just because I think his opinion is incredibly stupid. Like all of us, QT is entitled to his opinion. But his movie takes have been horrible lately. Like embarrassingly bad. pic.twitter.com/8JsdCvWKdd
— Cinema Tweets (@CinemaTweets1) December 3, 2025
O episódio completo está disponível no Patreon do escrito Bret Easton Ellis. Clique aqui para conferir.
Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques