Desde que começou a carreira no tênis, Rafael Nadal tem apresentado um ótimo desempenho – e a alimentação é essencial neste processo. Recentemente, o atleta anunciou que vai se aposentar do esporte, após a final da Copa Davis, em novembro. Entretanto, ele segue mantendo uma excelente forma física, aos 38 anos. Ao “Relevo” nesta semana, a nutricionista de Nadal deu detalhes sobre a sua dieta, e contou os três alimentos proibidos em seu cotidiano.
Segundo ela, o atleta costumava ter péssimos hábitos alimentares no início da carreira. O astro resolveu mudar a alimentação em 2013, contratando uma nutricionista chamada Gemma Bes e, há cerca de um ano, procurou uma nova profissional para melhorar ainda mais os hábitos. A atual nutricionista do espanhol, Nuria Granados, revelou a base de sua dieta.
“Sabendo da dificuldade de fazer mudanças na dieta de qualquer pessoa, o fato de Rafa ainda estar disposto a aceitar mudanças quando ganhou tudo o que ganhou comendo de um determinado jeito, é exemplo de sua humildade e grandeza“, disse ela.
A nutricionista comentou que fez ajustes na alimentação do atleta, e não mudanças bruscas. “Fizemos um reajuste, substituindo alguns alimentos por outros que ele também gosta, mas que são muito mais nutritivos, aumentando ou reduzindo quantidades“, relatou Granados.
“Atualmente, a dieta de Rafa consiste em peixes, vegetais, saladas, arroz, batatas e nozes“, revelou. Durante a pré-temporada, ela recomendou o aumento de proteínas e, perto da competição, o incremento de carboidratos. “Todos os ultraprocessados com ingredientes de baixíssima qualidade, com gorduras, são prejudiciais à saúde“, explicou a profissional.
A alimentação anti-inflamatória do atleta tem algumas restrições. Por mais que Nadal não tenha o hábito de ingerir muitas frituras, “junk food” e bebidas açucaradas, ela segue sem recomendá-los. Três alimentos são praticamente proibidos: “Ele não come carne, salsichas ou queijo. Para cobrir as altas necessidades nutricionais do atleta de elite e isso pode ser feito dando às pessoas a escolha de acordo com as preferências pessoais“.
Carreira e aposentadoria
Rafael Nadal tornou-se profissional em 2001, com apenas 15 anos, e em pouco tempo já estava entre a elite do esporte. O espanhol é o segundo maior vencedor de Grand Slams na história, com 22 títulos, na categoria masculina. Além disso, o tenista liderou o ranking da ATP pela primeira vez em 2008, e terminou no topo cinco vezes. Ao todo, foram 209 semanas como número 1 do mundo.
A despedida do tenista será na Copa Davis, campeonato em que defenderá a Espanha, entre os dias 19 e 24 de novembro.