Nesta segunda-feira (27), Rodrigo Faro e a esposa, Vera Viel, foram citados em reportagem do canal italiano, RAI News, como beneficiários de um esquema de corrupção internacional para obter passaporte e residência na Itália. Após a repercussão do caso, o apresentador se manifestou nas redes sociais. Rodrigo disse que foi pego de surpresa e que acreditava ter contratado na época, uma empresa idônea, que trabalhava de acordo com a legislação italiana.
Leia a íntegra da nota:
“Declaramos que no ano de 2021, indicado por um amigo que já havia tirado seu passaporte italiano, Rodrigo Faro deu início ao processo de cidadania italiana para adquirir o passaporte para ele e sua família. O escritório indicado para esse trabalho foi o Diritto Di Cittadinanza SRL (https://www.dirittodicittadinanzasrl.com/conheca-a-diritto-di-cittadinanza/). Rodrigo através de seus advogados aqui no Brasil forneceu toda a documentação necessária, comprovou laços com seus descendentes na Itália e o processo foi aprovado e os passaportes foram concedidos.
Hoje pela manhã, dia 27 de maio de 2024, Rodrigo, bem como qualquer outro cliente que tenha contratado os serviços do referido escritório, foi pego de surpresa com o suposto envolvimento deles num esquema de corrupção para obtenção de cidadania e passaporte italiano. As matérias repercutidas na imprensa brasileira deixam claro que Rodrigo e sua esposa foram citados como beneficiários do esquema, ou seja, foram vítimas desse escritório e de sua equipe, uma vez que contrataram o serviço de uma empresa supostamente legal, idônea e que seguia com os procedimentos de acordo com as leis italianas. Prova disso é que o processo foi aprovado e os passaportes foram emitidos.
Rodrigo já acionou seus advogados aqui no Brasil para que todo esse mal entendido seja resolvido e para que os devidos responsáveis por esse suposto esquema de corrupção sejam devidamente punidos“.
Ver essa foto no Instagram
A situação veio à tona em meio a uma operação intitulada “Carioca”, comandada pela Polícia Metropolitana de Nápoles, na Itália, e coordenada pelo Ministério Público de Nápoles Norte. O esquema teria se dado por meio de uma “rede de corrupção” localizada no município de Villaricca.
Na madrugada de hoje (27), seis pessoas envolvidas foram presas – entre elas dois brasileiros e quatro policiais, que trabalhavam na rede pública e municipal de Villarica, comuna italiana da região da Campania, província de Nápoles.
Segundo a investigação, os suspeitos teriam tentado alterar a execução dos procedimentos legais em uma tentativa de reconhecer a residência dos beneficiários do esquema em Villarica, a fim de obter a cidadania italiana, mesmo sem ter direito a ela. Eles foram acusados por associação criminosa visando corrupção e falsificação de documentos públicos.
Faro e Viel foram citados pelo canal italiano como integrantes de uma “fictícia cidade italiana de VIPs brasileiros”. “Entre os conhecidos, estão apresentadores de TV nacional brasileiros, Rodrigo Faro e sua esposa, e alguns empresários de joias de São Paulo, no Brasil, que estavam envolvidos em negócios lucrativos em toda a Europa”, explicou o RAI News. Além do casal, o jogador de futebol brasileiro Bruno Duarte, do time português Farense, também foi mencionado.
Em entrevista, Lucia Rea, comandante da polícia metropolitana de Nápoles, afirmou que as autoridades locais estranharam ao ver tantas personalidades brasileiras requisitando cidadania italiana em Villarica, sem nem mesmo ter visitado o local. Após a suspeita de obtenção de cidadania de forma ilícita, uma investigação foi iniciada. Assista:
Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaquesCorruzione al comune di Villaricca, sei arresti. Il blitz all’alba della polizia metropolitana. Coinvolti due cittadini brasiliani, vigili, funzionari e dipendenti del municipio #IoSeguoTgr @TgrRai https://t.co/zvf8VutgX9.
— Tgr Rai Campania (@TgrRaiCampania) May 27, 2024