Após proibição, Palácio de Buckingham toma nova decisão sobre vestimenta de príncipe Harry em vigília da rainha Elizabeth II

No início da semana, Harry tinha sido proibido de usar traje oficial e chegou a desfilar apenas com seu terno matinal

Fotojet (8)

O príncipe Harry usará seu uniforme militar quando participar de uma vigília especial para a rainha Elizabeth II no sábado (17), segundo informações do portal Page Six. O neto da de Elizabeth II tinha sido inicialmente proibido pelo Palácio de Buckingham de usar o seu uniforme militar no funeral da monarca.

Uma fonte próxima à família real britânica afirmou que não foi Harry quem solicitou a mudança. “Ele estava simplesmente preparado para usar o que sua avó planejou. Ele está focado em honrá-la e é isso. Se eles quiserem ele de uniforme, não tenho razão para pensar que ele não vai obedecer”, disse o insider.

Continua depois da Publicidade

Ao portal Daily Mirror, uma outra fonte complementou a informação, apontando que aquela era uma “situação ridícula“, em primeiro lugar. “O duque de Sussex serviu ao seu país e é um membro altamente respeitado das forças armadas por tudo o que fez pelos veteranos. É importante que todos os netos da rainha se sintam bem-vindos e confortáveis enquanto lamentam sua amada avó juntos”, afirmou.

The Coffin Carrying Queen Elizabeth Ii Is Transferred From Buckingham Palace To The Palace Of Westminster
Nesta quarta (14), príncipe Harry não utilizou seu traje oficial para a cerimônia em homenagem à avó, como o irmão, príncipe William. (Foto: Getty)

No sábado (17), os oito netos da rainha, incluindo os príncipes William e Harry, farão uma vigília de 15 minutos ao lado do caixão da avó, que faleceu na última quinta-feira (8). As princesas Beatrice e Eugenie, Zara e Peter Philips e Lady Louise e James, o visconde Severn, também participarão da homenagem, que será realizada no Westminster Hall.

Ainda não foi confirmado, no entanto, se Harry poderá usar seu uniforme militar para o funeral oficial de Elizabeth II, que ocorrerá na próxima segunda-feira (19), na Capela de St. George, do Castelo de Windsor. O duque de Sussex foi proibido de usar o seu traje oficial no início desta semana e, originalmente, só poderia usar o seu terno matinal para os eventos funerários da rainha.

The Coffin Carrying Queen Elizabeth Ii Is Transferred From Buckingham Palace To The Palace Of Westminster
Na vigília do sábado, Harry poderá utilizar o seu uniforme militar. (Foto: Getty)

Na terça-feira (13), o príncipe se manifestou sobre a situação, por meio de um representante. “O príncipe Harry, duque de Sussex, usará um traje matinal durante os eventos em homenagem à sua avó. Sua década de serviço militar não é determinada pelo uniforme que ele usa e pedimos respeitosamente que o foco permaneça na vida e no legado de sua majestade, a rainha Elizabeth II”, disse o comunicado.

Continua depois da Publicidade

Além de Harry, o seu outro tio desonrado, príncipe Andrew, também foi impedido de usar seu uniforme militar para o funeral da monarca. O duque de Sussex, de 38 anos, foi destituído de seus títulos militares quando revogou as suas funções reais em 2020 e se mudou para a Califórnia com a esposa, Meghan Markle. Já Andrew foi forçado a abandonar a vida pública em 2019, após conceder uma entrevista polêmica à BBC, na qual defendeu sua amizade com o criminoso sexual Jeffrey Epstein e alegou nunca ter conhecido Virginia Giuffre, a mulher que o acusou de abuso sexual. 

Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques