Camilla Parker Bowles, a rainha consorte, pode estar se preparando para mais uma mudança de título. De acordo com o jornal The Telegraph, nesta sexta-feira (14), o Palácio de Buckingham pode retirar o “consorte” da nomeação da esposa do rei Charles III, se houver apoio público suficiente.
Desde a morte da rainha Elizabeth II, em setembro, a madrasta dos príncipes Harry e William deixou de ser conhecida como “Duquesa de Cornwall” e passou a herdar o título de rainha consorte. A transição aconteceu devido a um comunicado feito pela própria monarca. “Quando, na plenitude do tempo, meu filho Charles se tornar rei, eu sei que vocês darão a ele e sua esposa Camilla o mesmo apoio que vocês me deram; e é meu desejo sincero que, quando chegar a hora, Camilla seja conhecida como rainha consorte enquanto continua seu próprio serviço leal”, disse Elizabeth durante seu Jubileu de Platina.
O rei seguiu os pedidos de sua mãe. Ao falar sobre a morte da soberana, no mês passado, Charles disse: “Conto com a ajuda amorosa de minha querida esposa, Camilla. Em reconhecimento ao seu próprio serviço público leal desde nosso casamento há dezessete anos, ela se torna minha rainha consorte”.
No entanto, o veículo informou que essa designação estaria com os dias contados – caso os súditos tivessem uma reação positiva com a nova rainha. Uma fonte anônima disse à publicação que há esperança de uma transição natural na qual o público e a imprensa comecem a adotar o título mais simples e abreviado de “Rainha Camilla”.
Ela teria assumido voluntariamente o título de “consorte” como um sinal de respeito, seguindo a opinião do povo em torno de sua conturbada entrada na família real, em 2005. Houve um tempo em que homenagear Camilla com o título real teria sido controverso.
Contudo, caso o martelo realmente seja batido, ela já terá seu título atualizado durante a cerimônia de coroação de seu marido, marcada para maio de 2023. Atualmente, os britânicos vem surpreendendo a realeza ao transformarem Camilla em uma das figuras mais populares da monarquia. A ascensão aconteceu por causa da forma como a rainha consorte vem lidando com as obrigações desde a morte da sogra.