A coroação do rei Charles III está se aproximando e, aos poucos, mais detalhes sobre o evento histórico estão sendo revelados pela mídia internacional, entre eles se Meghan Markle e o príncipe Harry estarão presentes. Segundo as informações divulgadas, os duques de Sussex fizeram três exigências para comparecer à cerimônia.
A primeira delas envolve o príncipe Archie e a princesa Lilibet. Os papais pediram que os filhos também fossem convidados, já que, segundo fontes do jornal britânico The Mirror, os herdeiros não foram incluídos na lista de convocados por serem considerados “muito novos” para participar.
O autor Phil Dampier analisou que a demora pela confirmação do chamado pode ter dificultado a ida dos pequenos na coroação. “Tenho certeza de que se eles tivessem tomado uma decisão antecipada de comparecer e aceitar o convite do rei de boa vontade, isso teria sido visto como o primeiro passo na reconstrução de seu relacionamento, e Archie e Lilibet teriam foi recebido de braços abertos”, explicou. O escritor afirmou que o monarca adoraria ver seus netos porque acha doloroso não poder conviver com eles.
Outro insider compartilhou que o casal deseja que o aniversário do príncipe Archie seja abordado de alguma maneira. A criança completará quatro anos no mesmo dia da coroação, em 6 de maio. “Eles gostariam de algum tipo de aceno para isso em um almoço ou recepção. Mesmo que seja apenas uma menção de feliz aniversário”, apontou um contato ao New York Post.
Já a jornalista Angela Mollard contou que Meghan e Harry estão pressionando a organização do evento para deixá-los ao lado do resto da família durante o aceno na varanda do Palácio de Buckingham. No entanto, ela garantiu que não há “nenhuma chance” de isso acontecer. “Eles querem estar na varanda para a coroação, mas não confirmam que estarão lá. Faltam cinco semanas, eles precisam de algum planejamento em relação a isso”, compartilhou a profissional. “Não há chance de eles estarem na varanda. A rainha queria uma monarquia enxuta e Charles está reforçando isso ainda mais”, acrescentou.
Além das exigências, o especialista real Richard Fitzwilliam disse ao Daily Mail que, com os detalhes finais sendo divulgados ao público, parece cada vez menos provável que os Sussex consigam fazer as pazes com a realeza. “Eles querem que a família real reconheça que os trataram mal e querem um pedidos de desculpas. Isso não vai acontecer”, esclareceu.
Apesar das controvérsias, Fitzwilliam acredita que o casal comparecerá à cerimônia para não se isolarem ainda mais. Contudo, mesmo se confirmarem a presença, poderão ser ignorados durante o evento e não desempenhar nenhum papel na cerimônia.