Por que os dedos de rei Charles III são inchados? Médicos revelam possíveis causas

Os memes sobre as mãos do monarca começaram a surgir no Brasil após a morte da rainha Elizabeth II, na última quinta-feira (8)

Fotojet (4)

“Dedos de salsicha”? As mãos inchadas do rei Charles III têm dado o que falar na web, desde a morte de sua mãe, a rainha Elizabeth II, na última quinta-feira (8). As imagens das mãos de Charles viralizaram nas redes sociais brasileiras, e renderam muitos memes. Porém, o tema já é obsessão dos ingleses há pelo menos um ano.

Várias teorias já foram criadas para tentar descobrir a razão do inchaço nos dedos do novo monarca do Reino Unido. A Folha de S. Paulo ouviu médicos para entender as possíveis causas do aspecto das mãos, principalmente após viagens longas e visitas a países de clima quente. Segundo Gustavo Marcatto, médico vascular, esse tipo de inchaço é uma condição frequente e deriva geralmente de problemas cardíacos ou renais. Também podem ser causados por insuficiência venosa crônica e varizes.

Continua depois da Publicidade

Há maior propensão de inchaço no calor, mas a mudança de temperatura não tem tanta interferência quanto o tempo em voos longos, acima de duas horas“, explicou Marcatto. O médico ainda afirmou que a idade e alimentação podem interferir apenas se houver outros quadros clínicos associados, como uma cardiopatia ou insuficiência renal. Caso a pessoa tenha sinais de inchaço como estes, é preciso procurar um especialista para avaliar a saúde da circulação, descartar outros problemas e ser orientada para o fortalecimento da musculatura.

King Charles Iii And The Queen Consort Attend The Scottish Parliament To Receive A Motion Of Condolence
As mãos inchadas de rei Charles III já eram uma obsessão dos ingleses. (Foto: Getty)

Caminhada e uma boa hidratação também ajudam, mas edemas como esses de Charles III tendem a ser indolores e isso atrapalha um pouco o tratamento. Como não sente dor, a pessoa não busca atendimento e a condição pode piorar com o tempo“, completou o médico vascular.

Uma outra profissional entrevistada, a reumatologista Licia Maria Henrique da Mota, ouvidora da Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), reforçou, ainda, que não é possível apresentar um diagnóstico por fotos, tiradas em momentos diferentes, e também porque a condição nas mãos e nos pés pode não ocorrer simultaneamente. “Várias doenças podem provocar inchaço, incluindo as relacionadas às funções do coração, do rim e as músculo-esqueléticas, como as reumáticas“, apontou Licia. 

The Prince Of Wales And Duchess Of Cornwall Attend Day Four Of The Commonwealth Heads Of Government Meeting
Os dedos de Charles ficam mais inchados em visitas a países de clima quente, como na foto, em viagem à Ruanda, na África. (Foto: Getty)

A médica esclareceu que esses tipos de inchaços podem ser causados por cristais (como os que provocam a doença conhecida como “gota”), por doenças inflamatórias, como artrite reumatóide (que causam dor e aumento de volume das articulações), e até por distúrbios autoimunes (que podem afetar as partes moles dos tecidos).

Sinais de que um quadro reumático pode estar surgindo, podem ser observados pelo surgimento de dor articular, rigidez e dificuldade de movimentação, especialmente após o repouso. Esses sintomas indicam a necessidade de atenção especializada: “Os tratamentos são diferentes, mas a evolução depende de um diagnóstico precoce, e quanto mais rápido se institui o tratamento, mais rapidamente se atinge a cura ou o controle dos sintomas“.

The Prince Of Wales Visits Barbados To Mark Its Transition To Republic
Charles já chegou a fazer piadas sobre os seus dedos de salsicha. (Foto: Getty)

E os primeiros registros dos dedos vermelhos e inchados de Charles não começaram recentemente. O então príncipe falou sobre seus “dedos de salsichas” em uma carta enviada a um amigo. No texto, o filho de Elizabeth falava sobre o nascimento do primogênito, príncipe William, hoje com 40 anos, e que teria os “dedinhos de salsicha” iguais aos do pai.

Continua depois da Publicidade

As métricas do Google Trends, mostram que o termo “dedos inchados do príncipe Charles” [“Prince Charles swollen fingers”, em inglês] teve recordes de pesquisa nos últimos 12 meses no Reino Unido, Estados Unidos, Canadá e Austrália. No Brasil, o assunto já rendeu alguns memes que rodaram a internet desde a última semana. Confira alguns deles:

Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques